Friday, August 10, 2018

Mãe compartilha “truque de 5 minutos” para melhorar relação com os filhos

Emily e a filha (Foto: Arquivo pessoal)

 

No dia a dia atribulado de grande parte das mães que ainda são responsáveis pela maioria dos cuidados práticos com os filhos e pelas tarefas domésticas é difícil encontrar um tempo para fazer atividades prazerosas com as crianças. A jornalista Emily Blachtford compartilhou com o Kidspot um texto em que relata essa dificuldade e como percebeu que isso a estava afastando da filha de apenas dois anos.

“Recentemente, minha menina passou por uma fase intensa de ‘filhinha do papai’”, escreveu. “Por mim, tudo bem, porque também era muito próxima ao meu pai, mas chegou a um ponto em que não só ela estava preferindo ele, mas estava completamente recusando qualquer coisa comigo. Se ele não estivesse lá, ela estava perguntando por ele. E se ele estivesse lá, eu era invisível”.

Ao se perguntar o motivo do afastamento da filha, Emily percebeu que, por causa das tarefas domésticas, estava sempre colocando a menina em segundo lugar. “Por exemplo, um dia, chegamos em casa da creche e minha filha queria que eu desenhasse com ela”, escreveu. “Mas na pressa de fazer duas refeições separadas - uma para bebês e outra para adultos - eu a afastei. ‘Só um minuto querida, mamãe está ocupada’. ‘Mamãe está fazendo a comida. Você quer assistir tv?’. ‘Podemos desenhar depois do seu jantar’. Mas em meu coração eu sabia que não desenharíamos, porque seria hora de tomar banho - mais uma tarefa na minha lista interminável de coisas para fazer”.

E continuou: “Meu marido, por outro lado, é completamente diferente. Quando ele entra pela porta, o jantar já está pronto e nossa filha terminou de comer. Ele chega em casa e faz cócegas e ri e brinca. Ele dedica tempo para ela - o tempo todo - enquanto meus pensamentos estão sempre na próxima tarefa a ser concluída. Não é de admirar que ela prefira ele. Quem não preferiria?”.

Foi então que Emily decidiu que apesar de ter continuar realizando suas tarefas, ela não se importaria de atrasar seu cronograma em cinco minutos para passar um tempo de qualidade com a filha, fazendo coisas que a pequena pedisse. “Da próxima vez que chegamos em casa e ela pediu para desenhar, nós desenhamos. Imediatamente. Não teve "desenho depois" ou "em um minuto" ... desenhamos ali mesmo. Não corri de um lado para o outro na cozinha e não fiquei de olho no relógio. E para ser honesta, me senti ótima.”

Para Emily, esses minutos dedicados a se divertir com a filha diariamente tem feito toda diferença. “Tornou-se um mantra. Senti que estava recuperando a parte materna de mim mesma de que realmente gostava - a que estava mais focada em minha filha do que no cesto de roupa suja. Pode ser que ela seja para sempre ‘a filhinha do papai’, mas cinco minutos do meu tempo fizeram maravilhas pelo nosso relacionamento”.

App Globo Mais (Foto: Crescer)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2018/08/mae-compartilha-truque-de-5-minutos-para-melhorar-relacao-com-os-filhos.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...