Tuesday, November 9, 2021

Vacina contra o HPV reduz risco de câncer do colo do útero em quase 90%

https://ift.tt/2Yvh2OV

 

A vacina contra Papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, reduziu os casos de câncer do colo do útero em 87%. É o que concluiu um estudo recente realizado no Reino Unido. Desde 2008, a Inglaterra iniciou um programa para vacinar meninas entre 12 e 13 anos contra o vírus com a vacina bivalente Cervarix. Publicado no jornal acadêmico The Lancet, o trabalho buscou analisar o impacto dessa iniciativa quando essas jovens chegassem à vida adulta.

A pesquisa se baseou em dados coletados entre 1º de janeiro de 2006 a 30 de junho de 2019. O estudo considerou mulheres com idade entre 20 e 64 anos residentes na Inglaterra. A partir dos dados, os cientistas ainda apontaram que a taxa de câncer de colo de útero nas participantes vacinadas contra a HPV quando tinham entre 14 e 16 anos reduziu para 62%. Já para as jovens que tinham entre 16 e 18 anos, a taxa foi de 34% 

De acordo com informações da BBC, o câncer cervical é o quarto tipo de câncer mais comum em mulheres em todo o mundo, matando mais de 300 mil a cada ano. Quase nove em cada dez mortes ocorrem em países de baixa e média renda, onde há pouco acesso ao rastreamento desse tipo de câncer. Dessa forma, a esperança é que a vacinação tenha um impacto ainda maior nesses países. 

Especialistas dizem que imunidade coletiva só será alcançada após vacinação dos adolescentes (Foto: Gustavo Fring/Pexels)

 

Mais de 100 países começaram a usar a vacina contra o vírus como parte dos planos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para eliminar o câncer cervical. "O impacto foi enorme", disse o professor Peter Sasieni, um dos pesquisadores do King's College London. No geral, o estudo estimou que o programa de imunização contra o HPV preveniu cerca de 450 casos de câncer cervical. 

Vanessa Saliba, epidemiologista consultora da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, disse que as descobertas foram "notáveis" e mostraram que a vacina "salva vidas ao reduzir drasticamente as taxas de câncer cervical entre as mulheres". Já Michelle Mitchell, diretora executiva da instituição Cancer Research UK, disse: "É um momento histórico ver o primeiro estudo mostrando que a vacina contra o HPV protegeu e continuará a proteger milhares de mulheres contra o câncer cervical".

+ Número de mortes por câncer de colo do útero diminui proporcionalmente no Brasil

Sobre o câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é causado pela infecção recorrente de alguns tipos de Papilomavírus Humano, por isso o governo está investindo pesado na vacinação contra o HPV. “Só a primeira dose não garante a imunização, é importante que os pais ou responsáveis levem suas filhas de 11 a 13 para tomar a segunda dose da vacina”, alertou o ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro. 

Em mulheres na faixa dos 25 aos 64 anos, é o exame de Papanicolau que ajuda a detectar este tipo de câncer.  Ele deve ser realizado a cada 3 anos após os dois primeiros resultados negativos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/vacina-contra-o-hpv-reduz-risco-de-cancer-do-colo-do-utero-em-quase-90.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...