Com a chegada do final do ano, os pais já preparam o bolso, pois já começam a receber os pedidos das crianças com relação aos presentes de Natal. No entanto, uma mãe canadense decidiu fazer diferente: nada de dar presentes — pelo menos não da forma convencional.
Por muitos anos, Angie Wipf, 35, que tem oito filhos, se viu comprando mais de 40 presentes todo Natal para suas crianças. Porém, aos poucos, ela foi limitando suas compras. Em vez de dar vários presentes aos filhos, ela decidiu incentivar uma atitude diferente: eles que iriam dar presentes aos irmãos, da mesma forma que o tradicional amigo secreto.
Em entrevista ao The Sun, Angie disse que recebeu algumas críticas dizendo que ela seria uma mãe fria. Mas, com a sua nova atitude, ela passou a economizar 700 dólares (mais de R$ 3 mil, pela cotação atual) todos os anos. Notei que quando eles abriam muitos presentes, só percebiam aquele que realmente queriam e esqueciam o resto", lembra a mãe. Ela acrescenta que os filhos, geralmente, se esqueciam dos brinquedos. "Era meio decepcionante". Com sua economia, a mãe decidiu investir mais em experiências, como viagens em família e passeios em museus durante o ano.
A canadense decidiu mudar sua atitude com relação aos presentes dos filhos em dezembro de 2019. Além de perceber que as crianças não se importavam muito com que ganhavam, a mãe sentia as contas sobrecarregada, já que quatro de seus filhos faziam aniversário entre outubro e janeiro.
Então, ela teve uma ideia para reduzir os gastos. Seu plano era que cada criança escolhesse um único presente de Natal para os irmãos. A mãe ficou surpresa com reação dos filhos, que gostaram da iniciativa. "Descobri que eles gostam mais do que ganham, porque vão falar com seus irmãos ao longo do ano sobre o que gostam"., diz ela. Além disso, as crianças continuam ganhando presentes dos avós.
Quanto aos gastos, a mãe conta que os filhos podem ajudar financeiramente também com os presentes mais para frente. "Se eles quiserem contribuir, podem, estamos apenas fazendo com que eles entrem na mentalidade de comprar algo para outra pessoa ou fazer algo. À medida que envelhecem, todos serão adolescentes ao mesmo tempo, podem ter empregos, podem querer contribuir mais".
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/mae-de-8-criancas-viraliza-apos-dizer-que-nao-vai-dar-presentes-de-natal-para-os-filhos.html