Friday, November 5, 2021

Nanda Costa fala sobre rotina de amamentação das gêmeas: "De 3 em 3 horas"

https://ift.tt/3ETRyub

A atriz Nanda Costa contou nas redes sociais como tem sido a rotina de aleitamento das filhas gêmeas, Tiê e Kim, que nasceram há menos de um mês. Nesta sexta-feira (5), ela compartilhou uma foto em seu perfil no Instagram em que aparece amamentando as duas meninas ao mesmo tempo. "De 3 em 3h... 18 dias de vida e Kim já sabe mandar hang loose", escreveu. 

Nanda Costa deu à luz às gêmeas Tiê e Kim em 19 de outubro (Foto: Reprodução/Instagram)

Em junho, Nanda e sua companheira, a percursionista, compositora e cantora Lan Lanh anunciaram que seriam mães de duas meninas, em uma entrevista ao Fantástico. A atriz passou por uma fertilização in vitro, quando a fecundação do óvulo com o espermatozoide acontece em laboratório e o embrião é transferido posteriormente para o útero. 

De lá para cá, o casal tem compartilhado cliques de como foi a experiência da gravidez, do parto das meninas e, agora, do processo de amamentação. Nesta quinta-feira (4), Lan Lanh também publicou um vídeo em que aparece oferecendo água à companheira, enquanto ela amamenta as duas filhas, ao mesmo tempo. "As mães tão on e explodindo de amor. Eis aqui nossa primeira selfie em família. Não vai rolar textão porque já tá na hora da 4ª mamada do dia", escreveu em uma publicação. 

Amamentação de gêmeos

 

Ter gêmeos significa ter mesmo tudo em dobro: a alegria, a emoção... e os perrengues. A amamentação pode parecer desafiadora. Se já é difícil dar conta de alimentar um bebê dessa forma, imagine dois. Para tirar as dúvidas das mães de múltiplos sobre o assunto, conversamos com a consultora de amamentação Sabrina Cattaneo, de São Paulo (SP) (@sabrinacattaneoconsultoria). Confira as dicas:

Vou ter leite suficiente para amamentar dois bebês? Vai faltar?
A produção acontece de acordo com a demanda, ou seja, quanto mais eficiente for a amamentação, mais leite a mãe vai produzir. Nosso corpo é perfeito e se adequa às necessidades.

Qual a melhor forma de amamentar gêmeos? Os dois ao mesmo tempo? Há uma regra? Um bebê pode ficar com menos nutrientes do que o outro?
Não existe uma regra. Fica totalmente a critério da mãe definir a melhor forma de amamentar seus bebês. Tem mães que se adaptam super bem amamentando os dois bebês simultaneamente e outras que preferem amamentar um por vez. Ambas as formas funcionam bem. É importante que a mãe faça um rodízio da oferta das mamas, ou seja, o bebê que mamou no seio esquerdo nesta mamada, irá para o seio direito na próxima e assim sucessivamente. Esta troca de seios é importante porque sempre tem um dos bebês que é mais eficiente nas mamadas que o outro, então, ele vai estimular mais a produção e fluxo de leite. Com a troca, a produção será estimulada ao máximo.

Índices de amamentação exclusiva melhoraram ao redor do mundo, aponta estudo (Foto: Pexels)

 

É importante estabelecer uma rotina para os bebês para que eu, mãe, possa descansar, ou é preciso que seja sob livre demanda?
A orientação para a amamentação é seguir a livre demanda, entendendo que isso significa amamentar os bebês sempre que eles tiverem fome. Isso não significa, necessariamente, oferecer o seio sempre que os bebês chorarem, porque nem sempre significa que estão com fome. O choro pode ser por diversos motivos, como sono, cansaço, incômodo e, lógico, por fome também. O mais importante é se conectar e observar as necessidades reais de alimentação, sono e atividades. Desta forma, um ritmo sempre acaba sendo estabelecido naturalmente, possibilitando descanso para a mãe.

Como cuidar dos seios que amamentam tanto?
- Utilize sutiãs ou tops adequados ao tamanho da sua mama
- Utilize as rosquinhas (donuts) que podem ser comprados prontos, feitos de paninhos de boca ou meias para que seus mamilos possam ficar arejados
- Passe um pouco de leite materno nos mamilos e areolas após as mamadas
- Evite uso de conchas, absorventes e pomadas.

Preciso mexer na alimentação?
Não é necessário, mas é claro que a mãe deve dar preferência aos alimentos saudáveis e naturais, minimamente processados, mantendo uma alimentação variada e colorida. Importante ressaltar que mesmo que a mãe, por algum motivo, não consiga se alimentar bem, seu leite nunca será fraco e sempre será o melhor e ideal para seu bebê.

É possível aumentar a minha produção de leite?
Sim, é possível, mas é importante procurar um profissional que possa avaliar, orientar e acompanhar seu caso específico.

Quais são as regras de ouro para uma amamentação efetiva?
Começar o processo pensando na mãe, porque ela é a 'fábrica de leite', então, o primeiro passo é garantir que ela esteja confortável. O próximo passo é fazer o mesmo pensando na posição dos bebês, porque isso ajuda para que a pega aconteça de forma correta. E também é muito importante a mãe estar bem informada sobre o processo da amamentação, conseguir tirar todas as suas dúvidas e assim saber conduzir bem o bebê para uma amamentação efetiva.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2021/11/nanda-costa-fala-sobre-rotina-de-amamentacao-das-gemeas-de-3-em-3-horas.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...