Mais da metade das crianças e adolescentes do estado de São Paulo está com as vacinas atrasadas. Dados divulgados pelo governo estadual nesta quinta-feira (4) mostraram que, em média, 60% das crianças estava com alguma dose pendente.
Entre os menores de 1 ano, a situação é ainda mais preocupante: 8 a cada 10 bebês estão com a caderneta de vacinação incompleta. Os dados foram levantados a partir da adesão da população à Campanha Estadual de Multivacinação de São Paulo.
Em outubro, o governo estadual começou uma campanha para ampliar a cobertura vacinal das crianças. Até 30 de novembro, as famílias podem levar seus filhos de zero a 15 anos até o posto de saúde para checar se a carteirinha está em dia e, se for o caso, tomar gratuitamente as doses faltantes oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Até agora, 840.950 crianças já foram aos postos atualizar a caderneta de vacinação. Desse total, 59,8% precisaram receber pelo menos um tipo de imunizante. O grupo que estava com a vacinação mais defasada era justamente o de bebês com menos de um ano: dos 231.313 que foram ao posto, 83,2% precisaram receber pelo menos uma dose de algum imunizante.
As crianças de 5 a 14 anos eram as que estavam com as cadernetas de vacinação mais atualizadas, com menos da metade (48,5%) precisando atualizar o calendário.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/11/6-cada-10-criancas-estao-com-carteira-de-vacinacao-atrasada-em-sp.html