A notícia de que crianças entre 5 e 11 anos de idade já podem se vacinar contra a covid-19, nos Estados Unidos, foi recebida com alívio por muitos pais. E uma menina de 9 anos mostrou que não somente os adultos ficaram animados com a novidade: as crianças também estavam ansiosas para receber o imunizante.
A criança foi com sua mãe até um posto de vacinação da cidade de Nova York para tomar a vacina, acompanhada pela reportagem da CNN. Depois da aplicação, ela disse que a primeira coisa que quer fazer é assistir a uma show da Broadway.
A mãe contou que o trabalho de seu marido, que é piloto, fez com que a família precisasse se mudar para o estado de Arizona por um tempo. “As coisas são diferentes aqui em Nova York, foi isso o que nos trouxe de volta. A obrigação do uso de máscara, a segurança nas escolas e todos levarem a vacinação tão a sério é reconfortante no momento”, contou.
A repórter Brynn Gingras disse, ainda, que diversas outras crianças estavam indo até o posto para se vacinar e que agentes de saúde também vão aplicar o imunizante nas escolas, em crianças que receberem autorização dos pais. “As crianças aqui estão muito empolgadas. É um estresse tirado dos pais e dos filhos também. Eles dizem que mal podem esperar para poder tirar a máscara quando vão ao playground. Há uma sensação de finalmente estarmos nos livrando dessa pandemia”, relatou a repórter.
No Brasil, a vacina contra a covid-19 ainda não está autorizada para menores de 12 anos. Ainda assim, a Pfizer disse que pretende enviar um pedido para uso emergencial à Anvisa ainda neste mês. O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (3), que irá enviar um ofício à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitando que o órgão regulador autorize, com urgência, o início do processo de vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
A vacina da Pfizer (única aprovada, até o momento, para os pequenos) se mostrou 91% eficaz na prevenção de casos graves da doença em crianças. Ensaios clínicos comprovaram que os efeitos colaterais são leves, sendo dor no local da injeção o mais comum.
De acordo com o CDC, durante o final de junho e o começo de agosto, as hospitalizações por covid-19 entre crianças e adolescentes aumentaram cinco vezes nos EUA. A aprovação para a vacinação possibilita que aproximadamente 28 milhões de crianças do país norte-americano recebam o imunizante.
“Junto com a ciência, demos mais um passo importante na luta de nossa nação contra o vírus que causa a covid-19. Sabemos que milhões de pais estão ansiosos para vacinar seus filhos e, com essa decisão, agora recomendamos que cerca de 28 milhões de crianças recebam a vacina. Como mãe, incentivo os pais a falarem com o pediatra, enfermeira da escola ou farmacêutico local para aprender mais sobre a vacina e a importância de vacinar seus filhos”, afirmou Rochelle P. Walensky, diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/menina-de-9-anos-diz-sonhar-com-show-da-broadway-apos-receber-vacina-contra-covid-19-nos-eua.html