Thursday, September 9, 2021

Vacinas contra covid oferecem proteção contra o vírus mesmo em situações consideradas de alto risco, diz estudo

https://ift.tt/3kQDgSp

As vacinas contra covid oferecem proteção contra infecção pelo coronavírus mesmo em situações consideradas de alto risco, aponta estudo do Instituto de Pesquisa Sciensano, em Bruxelas, na Bélgica, publicado em agosto deste ano. Os resultados foram discutidos pelo pediatra Marco Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), durante a Jornada de Imunizações, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) nesta quinta-feira (9).

Maiores de 18 anos começarão a ser vacinados em Manaus (Foto: Freepick)


 

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 300 mil contatos de alto risco, definidos como aqueles em que uma pessoa com covid-19 fica por mais de 15 minutos, a menos de 1,5 metros de distância e sem utilizar máscara, ou tem contato físico direto, com outra que não está com o vírus. A equipe então determinou quem nesses contatos havia tomado vacina, qual era a marca do imunizante e quantas doses já haviam sido aplicadas e comparou com as informações sobre quem havia se contaminado depois desses contatos. A eficácia dos imunizantes contra covid-19 da Astrazeneca, Pfizer, Janssen e Moderna foram analisadas no estudo.

“Os resultados encontrados pelos pesquisadores mostram que as pessoas que estavam plenamente vacinadas contra a covid-19, com as duas doses, e tiveram contatos de alto risco com pessoas infectadas tiveram um índice de proteção semelhante ao de quem já havia contraído a doença anteriormente”, explica o pediatra Marco Sáfadi. “Isso sugere que as vacinas contra covid-19 analisadas podem diminuir a transmissão, além de reduzir o risco de casos graves e óbitos pela doença, como já foi documentado”.

Em casos em que a pessoa infectada pela covid-19 estava completamente vacinada e teve um contato de alto risco com outra também plenamente vacinada a efetividade de proteção das vacinas foi maior que 90%. Sáfadi ressalta, porém, que os dados foram coletados entre janeiro e junho deste ano, quando a variante delta ainda não era prevalente no país. “É preciso fazer mais pesquisas para verificar se a efetividade é a mesma contra a variante delta que, sabidamente, tem uma transmissibilidade maior”, disse.

O pediatra declarou também que, apesar dos bons resultados da vacina, é “cético” em relação à eliminação da covid-19. “Para algumas doenças, como o sarampo é possível imaginar que haverá uma imunidade de rebanho se 95% da população estiver vacinada, mas não acredito que isso possa existir em relação à covid-19 por causa das características do vírus”, afirmou o pediatra. “Diferente do sarampo, por exemplo, o SARS-CoV-2 sobrevive em outras espécies, sofre mutações rapidamente e já ficou claro que as vacinas têm limitações para nos prevenir de infecções. Agora, acredito sim que é possível controlar a pandemia. As vacinas são um dos pilares no combate ao vírus e ainda não é o momento de abrirmos mão das outras medidas protetivas”.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/vacinas-contra-covid-oferecem-protecao-contra-o-virus-mesmo-em-situacoes-consideradas-de-alto-risco-diz-estudo.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!