Um menino de apenas 3 anos conseguiu escapar da creche e voltar caminhando sozinho para casa, na cidade de Aberdeen (Escócia). Sem que nenhum funcionário percebesse, o pequeno Cooper Scott pulou a cerca da escola e andou quatro quadras até chegar no endereço onde mora com a família.
Naomi, a mãe do menino, estava fazendo compras quando tudo aconteceu. Só ficou sabendo da "fuga" do filho quando seu enteado, Gary Main, 16, ligou para avisar que Cooper havia chegado em casa. "Ele olhou pela janela e viu Cooper tentando entrar no portão. Aí me ligou e perguntou se eu estava tentando pregar algum tipo de peça nele", disse em entrevista ao jornal Evening Express.
Ela conta que imediatamente deixou as compras para trás e voltou para casa. Ao chegar, por volta das 10h, encontrou o filho na sala de estar. Ele havia entrado na escola apenas duas horas antes, às 8h. "Ele caiu, se machucou e foi ignorado [pelos professores]. Como foi ignorado, decidiu que voltaria para casa para encontrar a mamãe", lembra. “Eu disse a ele que poderia ter sido atropelado ou se machucado e ele respondeu: ‘Está tudo bem, mamãe, o carro parou para mim’”.
Foi então que Naomi decidiu ligar para a escola para perguntar se estava tudo bem com seu filho. Segundo ela, a equipe do berçário disse que Cooper estava "bem e brincando no jardim". "Perguntei se eles tinham certeza e não queriam verificar a situação, porque eu estava vendo meu filho na minha frente, na minha sala de estar. Fui até a escola e eles diziam para eu me acalmar para que a situação pudesse ser resolvida. Mas não tem como. Meu filho de 3 anos estava desaparecido e eles nem perceberam que ele tinha sumido."
Depois do episódio, a mãe decidiu desmatricular todos os três filhos da escola. Ela disse que eles só voltaram às aulas quando se sentir segura de novo. "Me abalou pensar no que poderia ter acontecido com meu filho. Felizmente ele está bem, mas acho que a pior parte de tudo isso é que eles nem sabiam que ele estava desaparecido", disse.
Um porta-voz da Câmara Municipal de Aberdeen disse que abriu uma investigação em parceria com a Heathryburn School, onde Cooper estudava, para entender o que aconteceu. “O aluno está seguro e bem, e uma revisão de todas os protocolos está sendo concluída para garantir que todas as medidas apropriadas sejam tomadas.”
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/09/menino-de-3-anos-foge-de-creche-e-volta-sozinho-para-casa-os-funcionarios-nem-perceberam-que-ele-tinha-sumido.html