A mãe Jessica Six, de 33 anos, moradora da cidade de Pinellas County, na Flórida (EUA), precisou passar por uma cesárea de emergência devido a complicações causadas pelo vírus da covid-19. Um mês após o parto, Jessica permanece hospitalizada e ainda não conseguiu conhecer Kaydence, sua filha recém-nascida.
Em entrevista à emissora de TV local WFLA, a irmã de Jessica, Stephanie Six, contou que sua irmã estava grávida de 8 meses quando testou positivo para o vírus. Uma semana depois, os sintomas se agravaram e ela buscou ajuda médica. “Tiveram que fazer uma cesárea de emergência", explicou. Depois do nascimento de Kaydence, o estado de saúde da mãe se agravou ainda mais. Ela contraiu pneumonia e precisou ser colocada em um ventilador.
Para a WFLA, a Dra. Jill Hechtman, obstetra da Flórida, disse que tem notado grande aumento no número de mulheres grávidas na UTI. “Isso não acontecia antes, mas agora está acontecendo”, disse ela. A médica avaliou ainda que a variante delta está causando infecções mais graves em mulheres grávidas não vacinadas. “As mudanças corporais que ocorrem durante da gravidez tornam essas mulheres mais suscetíveis a infecções. O volume de sangue muda, a forma como o coração se contrai muda e o volume do pulmão muda”, explicou a Dra. Jill.
Mesmo assim, muitas mães ainda estão em dúvida se devem ou não tomar a vacina. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) mostram que menos de uma em cada quatro grávidas se vacinam durante a gestação. Muitas temem que o imunizante, de alguma forma, afete o desenvolvimento do bebê.
Mas os médicos recomendam fortemente que as mães recebam o imunizante. “A vacina é segura para o feto”, reforçou a obstetra. Uma pesquisa do CDC, com 2.500 gestantes, não encontrou risco de aborto ou complicações para o bebê relacionadas à vacina.
A família de Jessica continua torcendo para que ela acorde em breve, para que possa finalmente conhecer seu bebê. "Ela ainda nem conseguiu ver a filha ou abraçá-la. Toda vez que alguém cuida do bebê, nós desejamos que a própria Jessica possa fazer isso em breve", disse Stephanie, emocionada.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/09/mae-completa-um-mes-internada-por-covid-19-sem-conhecer-filha-recem-nascida.html