Alimentar-se bem no pós-parto é fundamental para a sua saúde e a do bebê. Por isso, além de contar com uma rede de apoio para ajudar você no preparo das refeições, organize o que puder antes do parto e facilite a rotina depois.
Despensa cheia
Pense a longo prazo e faça uma lista com itens que você pode precisar no mês seguinte ao nascimento do bebê. Organize produtos por categorias (limpeza, grãos, farináceos), assim você não esquece de nada. Aproveite a facilidade das compras online.
Congelados
Eles serão seus aliados nas primeiras semanas com o bebê em casa. Legumes, pães, grãos e carnes podem ser guardados por até três meses e ajudam a economizar tempo na hora de preparar as refeições. Armazene tudo em vasilhas de vidro ou potes e sacos plásticos livres de BPA.
Preparos espertos
Faça um planejamento e cozinhe um pouco por semana. Deixe tudo separado em pequenas porções, prontas para servir. Pense em ingredientes versáteis, que permitam combinações diferentes, como a carne moída, que pode ser refogada com legumes e virar um molho à bolonhesa.
Receitas práticas
Ao planejar o cardápio da semana, dê preferência aos pratos que têm preparos fáceis, levam poucos ingredientes – sempre nutritivos – e não deixam muita louça suja. Risotos, escondidinhos, omeletes e sopas são bons exemplos. Além das saladas, claro!
Snacks saudáveis
Entre uma mamada e outra, nem sempre você terá as duas mãos livres para comer. Frutas e iogurtes, por exemplo, são uma boa alternativa para pequenos lanches entre as principais refeições. Assim, evita que você fique com o estômago vazio.
Peça ajuda!
No puerpério, todo auxílio é bem-vindo. Mesmo que não tenha alguém para dar suporte durante todo o dia, não tenha medo de “terceirizar” algumas tarefas, como a ida a um hortifrúti, açougue ou o que for.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2021/04/planejar-refeicoes-ajuda-organizar-rotina-no-pos-parto.html