Claire DeStratis, 33, doou parte do fígado, em uma cirurgia em que arriscou sua própria vida, para salvar a vida de Jake, seu filho de 6 anos que estava internado em estado grave após contrair hepatite viral. Claire, que também é mãe de Mia, de 7 anos, e Evie, de 3 , foi submetida a uma operação de seis horas, enquanto Jake foi operado por 12 horas. Ela e o filhos moram em Victoria, na Austrália.
Em entrevista ao Daily Mail, a mãe contou: “Nem precisei pensar duas vezes. Quando Jake estava doente, eu não tinha controle da situação, mas quando descobri que era compatível para a doação de órgão me senti no controle novamente”.
LEIA TAMBÉM: 70% dos casos de hepatite C no Brasil são em crianças de até 5 anos
Claire relatou que Jake pegou uma infecção na escola e rapidamente contraiu hepatite viral. “Ele estava na escola havia apenas 11 dias quando pegou o vírus. Jake estava vomitando e seus olhos começaram a ficar amarelos, então eu o levei para o hospital. A próxima coisa que soubemos é que ele estava em um aparelho de suporte de vida”, disse a mãe.
“O fígado danificado não estava removendo toxinas do sangue, o que estava fazendo com que ele delirasse. Os médicos disseram que ele estava se comportando como uma pessoa bêbada que não sabia o que estava fazendo”, lembra a mãe.
+ Hepatite em crianças: dá para prevenir?
Claire foi informada de que seu filho precisava urgentemente de um novo fígado, e os médicos o colocaram no topo da lista de transplantes. A mãe se apresentou para doar parte de seu fígado e, ao descobrir que era compatível, se submeteu à cirurgia e doou 20% do órgão. “Os médicos realmente não queriam usar doadores vivos, mas era muito urgente e eles não podiam manter Jake com aparelhos de suporte vital por muito mais tempo. Meu filho só tinha alguns dias de vida”, contou.
As cirurgias da mãe e do filho foram bem-sucedidas. Jake está se recuperando no hospital e Claire repousa em casa. “Eu ainda estou com algumas dores porque a recuperação demora seis semanas. Jake está no hospital há mais de sete semanas e estará sob medicação pelo resto da vida”, relatou.
“As pessoas deveriam manter seus filhos em casa quando estão doentes. Era apenas um pequeno vírus e quase custou a vida de Jake”, concluiu a mãe.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/04/mae-doa-parte-do-figado-para-salvar-filho-de-6-anos.html