Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (23), a pediatra Ana Escobar, colunista da CRESCER, voltou a reforçar que ainda não é seguro que crianças e a adolescentes se reunam e façam aglomerações. Ela alertou que, mesmo "tomando todos os cuidados" que o momento exige, o risco de contaminações pelo novo coronavírus continua existindo.
"Tem acontecido frequentemente uma situação que é: algumas crianças e adolescentes querem se encontrar. O que a turma faz? Na quinta-feira, por exemplo, todo mundo faz um teste PCR. Deu negativo? Todo mundo no fim de semana vai se encontrar. Mas isso não quer dizer nada. É a maior bobagem", explicou.
Segundo a pediatra, testes PCR negativos não são sinônimo de "passe livre" para aglomerações. "O PCR que você fez quando estava assintomático vale para aquele dia, na quinta-feira, por exemplo. No sábado, quando você vai se encontrar com todo mundo, você pode estar positivo. (...) O PCR serve para fazer diagnóstico de quem tem sintoma", disse.
Confira o vídeo (se não conseguir visualizar, clique aqui):
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/04/nao-promovam-aglomeracoes-de-criancas-e-adolescentes-alerta-pediatra-ana-escobar.html