Para garantir que seu filho esteja com a imunidade sempre em dia, cuidar das bactérias e dos micro-organismos que vivem no intestino dele é fundamental. O pediatra Rubens Feferbaum, presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), explica como fazer isso e fortalecer o microbioma das crianças:
Amamentação
O microbioma formado na infância nos acompanha pelo resto da vida. O leite materno é uma das principais fontes de bactérias nesse primeiro momento. Por isso mesmo, o aleitamento exclusivo até o sexto mês é tão importante.
Mais fibras
Introduzir alimentos ricos em fibras na alimentação também ajuda. Frutas, legumes e verduras funcionam como prebióticos naturais e atuam na regulação das bactérias intestinais.
Menos antibióticos
Eles são importantes para o tratamento de várias doenças, mas, se usados sem necessidade, podem desequilibrar a flora intestinal e, assim, interferir na imunidade. Na dúvida, converse com o pediatra.
Brincadeiras ao ar livre
Crianças também adquirem bactérias ao entrarem em contato com a natureza. Leve seu filho para brincar em praças, caminhar em áreas verdes (com os cuidados de distanciamento social, claro).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/noticia/2021/04/4-passos-para-fortalecer-o-microbioma-das-criancas.html