Desde que a pandemia começou, o álcool em gel entrou de vez na nossa rotina. No entanto, um estudo publicado na revista JAMA Opthalmology alerta sobre esse novo hábito de higiene, principalmente para quem tem crianças em casa. Os dados levantados pelos pesquisadores mostram que, de 2019 para cá, os casos de acidentes e lesões oculares causadas pelo uso desse produto aumentaram sete vezes entre menores de 18 anos. Segundo a oftalmologista Patrícia Ferraz Mendes, do Sabará Hospital Infantil (SP), os riscos aparecem quando o produto entra em contato com os olhos ou com a boca. “Para matar os germes, o álcool usado nessas formulações agride as proteínas e os lipídios das membranas celulares. Na pele, isso não ocorre, pois temos a queratina como barreira de proteção. Porém, na boca ou nos olhos a ação torna-se direta, causando lesões tipo queimaduras químicas”, explica. A seguir, confira cuidados que você precisa ter.
Supervisão
Oriente seu filho a nunca colocar as mãos na boca ou nos olhos depois de usar o produto e sempre supervisione. Deixe os frascos fora do alcance das crianças.
Alternativas
Para os pequenos, a melhor opção para a higiene das mãos é a lavagem com água e sabão. O álcool em gel deve ser usado apenas quando não houver uma pia por perto.
Acidentes
Caso o produto caia nos olhos, lave bem a região com água corrente ou soro fisiológico e procure um oftalmologista rapidamente.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/04/3-cuidados-importantes-com-criancas-e-alcool-gel.html