Amanda Owen, 46 anos, pastora de ovelhas e estrela de uma popular série de TV inglesa, deu uma entrevista para a revista Radio Times, afirmando acreditar que os pais sejam os culpados por criar o que chama de “geração floco de neve”, de crianças que não sabem cuidar de si mesmas e não são independentes. Ela protagoniza, junto com o marido e os nove filhos, a série “Our Yorkshire Farm”, que acompanha a vida da família criadora de ovelhas em uma fazenda em Yorkshire Dales, na Inglaterra.
“A geração floco de neve não pode fazer nada”, declarou ela na entrevista, segundo o Daily Mail. “Eles não sabem nada sobre como cuidar de si mesmos ou sobre ética de trabalho - tudo isso foi jogado pela janela. É nossa culpa como pais.”
A mãe declarou que tenta ensinar os filhos a serem independentes, para que assim eles possam ser eles mesmos. “'Se você coloca seu filho em um pedestal, sem senso de independência, e acha que tem que entretê-lo o tempo todo, o que você pode esperar?”, argumentou. “O que fazemos na fazenda, com sorte, é prepará-los para o mundo. As lições que recebem aqui serão úteis para eles”.
LEIA TAMBÉM: Pais superprotetores: qual o impacto nas crianças?
Owen, que sempre se considerou uma mulher independente, contou que fez o parto de seu oitavo filho sozinha, em casa. “A maternidade mais próxima fica a 69 milhas de distância, e nessas estradas, isso leva muito tempo. Então, pensei: que se dane, vou fazer isso sozinha”, declarou.
Pelas experiências de parto anteriores, Amanda notou que a criança estava na posição certa e, quando percebeu que estava na hora de o bebê nascer, ela se ajeitou em frente à lareira para ter seu bebê. “De todos os partos que tive, este deve ter sido o melhor. Foi o mais relaxante, o mais silencioso, o mais tranquilo”, disse ela.
Quando questionada se planejava ter mais filhos, ela respondeu: “Nós não fazemos planos, nós inventamos conforme avançamos, e é isso que nos mantém sorrindo”. Amanda e o marido desejam que os filhos sigam seus passos na fazenda, desde que isso os faça felizes. “Eu segui meu sonho, que na época era visto como uma ideia ridícula. E aqui estou eu agora”.
+ Os perfis de pais, segundo os professores. Em qual deles você se encaixa?
Ela lembrou que, quando tinha 21 anos, largou a vida na cidade e foi em busca de trabalho no campo, porque sentia que essa era sua vocação. Logo encontrou a fazenda de Clive, que hoje é seu marido, e os dois se apaixonaram. Clive é 21 anos mais velho que Amanda, mas isso não importava para eles e os dois se casaram, no ano 2000.
Os filhos do casal costumam ajudar com as tarefas da fazenda quando não estão na escola ou na viagem de ida e volta, que leva cerca de uma hora e meia para cada trajeto. A mãe afirma que compra comida a granel e consegue alimentar toda a família por £130 por semana.
A principal renda da família na fazenda são as ovelhas, o que pode ser uma luta, já que 2 mil quilos de lã estariam custando apenas £65. “Não estou dizendo que sou bem-sucedida em termos financeiros, mas sou bem-sucedida porque estou muito feliz com as escolhas que fiz. Estou vivendo a vida que sonhei”, contou Amanda.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/04/mae-de-9-critica-falta-de-independencia-da-geracao-floco-de-neve-criancas-de-hoje-nao-sabem-cuidar-de-si.html