Faça o que eu digo e faça o que eu faço! Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) provaram que filhos de pais empáticos costumam ser mais generosos. Eles fizeram um experimento com 74 crianças de 4 a 6 anos, e perceberam que elas apresentavam maiores ou menores níveis de generosidade dependendo do exemplo que recebiam dos pais.
Quando os adultos ofereciam mais abertura para escutar e ajudar o próximo, os filhos tendiam a compartilhar mais seus brinquedos com outras crianças. “O exemplo é fundamental. As atitudes dos pais ensinam muito mais à criança do que aquilo que eles falam”, explica a psicóloga e educadora parental Viviane Marques (SP).
No entanto, assim como funciona como uma referência positiva, também pode ter o efeito contrário. “É preciso tomar cuidado para não ter determinados comportamentos que contradizem aquilo que você ensina para o seu filho. Exemplo é dado o tempo inteiro. Não são só as ‘boas ações’, mas também quando você está com raiva e consegue respirar fundo ou erra e pede desculpa, por exemplo”, finaliza.
Exemplos de pais e amigos podem moldar a personalidade das crianças
Um outro estudo, dessa vez da Universidade Estadual do Michigan (Estados Unidos), afirma ainda que a personalidade das crianças é formada nos primeiros anos de vida e, por isso, elas podem ser influenciadas por exemplos daqueles com quem convivem.
Cientistas da Universidade acompanharam dois grupos, com crianças de 3 e 4 anos, e observaram como elas se comportavam na presença de colegas de classe. Ao perceber que as mais extrovertidas e proativas eram quase sempre imitadas por seus colegas e amigos, chegaram à conclusão de que traços de personalidade podem ser “contagiosos” entre os pequenos.
“O cérebro aprende imitando e repetindo. É normal e esperado que a criança reproduza atitudes de pessoas ao seu redor e que isso, de alguma forma, vire um padrão de comportamento”, explica a psicóloga e pedagoga Simone Lavorato (DF).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Desenvolvimento/noticia/2021/04/filhos-de-pais-empaticos-costumam-ser-mais-generosos-diz-estudo.html