A alfabetização já é um processo complexo. No meio de uma pandemia, com aulas oscilando entre virtuais e presenciais, então, nem se fala. Como ajudar seu filho, em uma situação assim? “Para aprender a ler e a escrever a criança precisa antes ter um domínio consolidado da linguagem oral, evidenciado por meio de habilidades como expressar preferências verbalmente e criar narrativas em brincadeiras de faz de conta, além de ter coordenação motora suficiente para conseguir fazer traços iniciais", explica o neuropediatra Lívio Chaves, do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). "Cada criança se desenvolve em uma velocidade única, e apressar essa fase pode fazer com que ela perca o interesse e fique desestimulada, pois vai lidar com tarefas para as quais ainda não está neurologicamente preparada”, diz ele.
Aqui, 11 dicas para facilitar e estimular o aprendizado das crianças:
1. Converse bastante com ele. Pergunte como foi o dia na escola (se tiver tido aula presencial, claro), as aulas virtuais (se foi o caso), o sonho que teve durante a noite, do que brincou. E compartilhe fatos da sua rotina também.
2. Cante músicas dos mais variados gêneros, não somente aquelas voltadas às crianças. Composições mais complexas são ótimas para enriquecer o vocabulário.
3. Leia histórias com ele e para ele (o que deve acontecer desde a barriga!). E não subestime a capacidade de interpretação do pequeno, oferecendo somente livros considerados adequados para a idade dele. Leia bons textos literários, de diferentes gêneros e extensões, que mobilizem a fantasia e seduzam para a leitura prazerosa.
4. Escreva em letra bastão o nome dele na mochila, lancheira e material escolar, e mostre o que está escrito.
5. Façam juntos a lista de supermercado ou do que precisam para organizar a comemoração do aniversário dele, por exemplo.
6. Leia com ele rótulos de produtos, receitas culinárias e os cardápios de restaurantes.
7. Mantenha os livros e as revistas que tem em casa em uma altura que a criança possa facilmente acessar e folhear quando quiser.
8. Escreva cartas e bilhetes para ele e incentive-o a fazer o mesmo para amigos e familiares.
9. No trânsito, brinque de achar partes do nome dele nas placas de rua.
10. Leia livros mostrando o texto (não só as imagens) e peça que ele conte a história (do jeito dele) para você também. Faça o mesmo com livros digitais.
11. Compre uma lousa com giz e brinquem juntos de desenhar e escrever.
Fontes: Lourival José Martins Filho, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e presidente da Associação Brasileira de Alfabetização
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/04/11-dicas-para-estimular-seu-filho-ler-e-escrever-sem-pressa-mesmo-no-meio-de-uma-pandemia.html