O primeiro dia do Seminário CRESCER Infância Saudável foi acolhimento puro. Em todas as mesas, os profissionais convidados falaram sobre educação e o papel dos pais de maneira humana e empática.
Já na primeira palestra, o psicólogo e colunista da CRESCER Alexandre Coimbra Amaral conversou com a diretora de grupo da Editora Globo, Daniela Tófoli, sobre como ter uma rotina mais leve mesmo em meio ao caos da pandemia. Para ele, só sairemos disso tudo envolvidos em abraços, ainda que pela câmera. “Leveza na pandemia é um chamado à conexão. Precisamos nos conectar com o outro, com nossos filhos e com a gente mesmo. E precisamos fazer isso mesmo com as emoções à flor da pele. Vamos chorar juntos, sentir medo juntos. Até mesmo a raiva e depois pedir desculpas”, disse.
Alexandre reforçou que precisamos, também, ressignificar a palavra “leveza”, especialmente os pais e mães. “Não é necessariamente ficar em estado meditativo o tempo todo, em plena pandemia. Trabalhar com o possível é humanizar a educação neste momento”, afirmou.
Não está fácil. Home office, aula online, tarefas da casa, emoções, autocuidado, medo… e junto com tudo isso, educar. Alexandre Coimbra Amaral comentou que sempre que vivemos uma situação totalmente nova, é na tentativa e erro e, por isso, a oscilação entre permissividade e autoritarismo está tão forte na pandemia. “Equilíbrio é a soma de experiências, muita autoanálise e parceria com outras pessoas, seja o companheiro, o terapeuta ou uma rede de apoio”.
Para ele, há sim muitas experiências bonitas sendo vividas pelas famílias na pandemia, pelo convívio mais intenso. “Claro que ano passado isso foi visto com mais alegria, agora já estamos na fase da saudade. Mas também é bonito, pois quando choramos juntos, criamos uma abertura de intimidade, uma identidade muito mais profunda, um coletivo que pulsa junto”, disse.
E como falar de tudo isso que estamos vivendo com as crianças? Segundo Alexandre, falar “não sei quando isso tudo vai passar”, de maneira verdadeira e empática, passa a certeza da proximidade. “É como se você estivesse dizendo ‘independentemente do desafio, estaremos juntos. Estou aqui com você’”. Para ele, as crianças inclusive nos ajudam a lidar com tudo isso de forma menos crua. “Meus filhos muitas vezes me salvam. Eles me dão alento, respiro. Brincar não é só por eles, é por nós também”.
Assista aqui ao primeiro dia do Seminário CRESCER Infância Saudável:
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Seminario-CRESCER-Infancia-Saudavel/noticia/2021/04/seminario-crescer-infancia-saudavel-alexandre-coimbra-amaral-leveza-na-pandemia-e-um-chamado-conexao.html