Sunday, April 4, 2021

Mãe, você não vai conseguir fazer tudo o tempo inteiro (e tá tudo bem!)

https://ift.tt/3fFW71D
Mãe cansada (Foto: Getty Images)

 

Então você se vê embolada na maternidade, tentando encontrar a sua identidade por debaixo dos brinquedos espalhados pelo chão da casa, dos bodies no cesto de roupa suja e nos restos de comida depois do almoço. Mas, em contrapartida, você também não abre mão dos momentos e dos cuidados com o bebê. A ansiedade e a culpa, essas duas “mui” amigas, te aconselham a abraçar o mundo. E você, no desespero, acata o conselho.

Então, naquela semana você decide sair para caminhar ou correr com o bebê no carrinho, vai ao dermatologista com o objetivo de tratar a devastadora queda de cabelo que aconteceu durante a amamentação, sem contar a pele, que está precisando de uma atenção especial, devido aos melasmas. Na mesma semana, você também cisma em mudar a alimentação e a desengavetar aquele projeto que mora no seu coração.

 

Só que a semana da tentativa de abraçar o mundo, com esse tanto de objetivos, parece ser impraticável. O resultado é frustração, por deixar as coisas que você se propôs a fazer espalhadas pelo caminho. Então, vem o desânimo e a sensação de derrota. Você acaba concluindo que: ‘olha aí, eu até tentei, mas não rola resgatar a minha identidade’. Você acredita que o melhor mesmo é seguir com ela escondida entre os brinquedos e as roupinhas sujas do bebê. Não é assim que acontece?
 

“Você dificilmente conseguirá caminhar se não pegar um objetivo de cada vez”
Thaís Vilarinho

E é exatamente por isso que eu te escrevo. Para dizer que os passos que levam você ao encontro da sua identidade são lentos. Leia de novo: lentos. É fundamental ir com calma, bem devagarinho, para seguir caminhando sempre, para não precisar parar de forma abrupta e ter de retornar para o ponto de partida. Para você conseguir apreciar a vista. Por isso, não se afobe. Tudo tem o seu tempo. Fique atenta aos sinais.

Também gostaria de dizer que você dificilmente conseguirá caminhar se não pegar um objetivo de cada vez. Se não fizer renúncias. Se não souber abrir mão de algumas coisas. Sim, para reencontrar e abraçar bem apertado a sua identidade, é preciso colocar em ação o delegar e o desencanar. Vai ter de saber entregar e soltar.

 

Se não for assim, a sobrecarga vai pesar, e você rapidamente vai desistir de coisas que são extremamente importantes. Vai acabar deixando de lado a sua essência, as suas vontades. E é isso que não pode acontecer. Então, lembre-se: um passo de cada vez. Pequenas vitórias ao longo do tempo costumam ser mais consistentes do que conquistas megalomaníacas a curto prazo. Não esqueça: devagar e sempre.

 

Thais Vilarinho (Foto: Arquivo pessoal)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2021/04/mae-voce-nao-vai-conseguir-fazer-tudo-o-tempo-inteiro-e-ta-tudo-bem.html