Antes de o teste dar positivo, “o primeiro passo é procurar o ginecologista com alguns meses de antecedência para esclarecer todas as dúvidas, fazer exames de check-up, tomar os suplementos e deixar ‘tudo em ordem’ para poder, então, engravidar”, explica a obstetra Michele Panzan, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington (SP).
Veja quais informações você deve compartilhar com o seu obstetra e quais são as dúvidas que precisa tirar a limpo antes de iniciar as tentativas:
Histórico familiar
Caso você ou alguém da sua família já tenha apresentado dificuldade de engravidar, deixe isso claro logo de cara. Essa informação é importante para que o médico peça os exames adequados.
Anticoncepcional
Pergunte sobre quando e como interromper os contraceptivos hormonais. No caso da pílula, pode demorar até seis meses para os ciclos ovulatórios voltarem ao “ritmo normal”.
Remédios
Algumas medicações alteram os níveis hormonais e são capazes de interferir na fertilidade. Conte ao seu obstetra que remédios costuma tomar para que possam avaliar e fazer mudanças, se for o caso.
Rotina
Informações sobre seus hábitos alimentares e de atividade física são valiosas. Talvez você tenha de fazer mudanças na dieta, diminuir o ritmo de exercícios, reduzir o cafezinho…
Vitaminas e suplementos
O suplemento de ácido fólico é recomendado para todas as mulheres que pretendem engravidar. Pergunte ao ginecologista se há necessidade de outros polivitamínicos.
Vacinas
A maioria dos imunizantes é liberado para gestantes, mas alguns, como o da febre amarela e da rubéola, precisam ser aplicados antes da gestação. Cheque se a sua carteira de vacinação está em dia.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/noticia/2021/04/6-perguntas-para-fazer-ao-obstetra-antes-de-engravidar.html