Grávida de 8 meses, a nigeriana Aminat Idrees, 26, conquistou a medalha de ouro na categoria Mixed Poomsae — forma de exercício apenas exibindo as técnicas de mão e perna do Taekwondo. A atleta participou do Festival Nacional de Esportes, que acontece a cada dois anos em seu país.
Em entrevista à CNN, Aminat diz que ficou muito feliz com a competição, que aconteceu no estado de Edo, na Nigéria. "É um grande privilégio para mim. Decidi tentar depois de treinar algumas vezes ... É uma sensação muito boa", disse ela. "Antes de engravidar, sempre gostei de treinar, por isso não parecia diferente com a gravidez", acrescentou a atleta.
Nem todos concordaram com a sua participação no esporte por causa de sua gravidez avançada. "É assim que eles se metem em problemas e estressam a equipe da maternidade por problemas evitáveis", disse uma comentarista
Porém, Aminat também recebeu apoio. "Eu adoro a maneira como ela fez o sequenciamento tão fácil para os olhos. Desempenho incrível. Deixe aqueles com comentários ignorantes enterrarem suas cabeças em vergonha. Poomsae não é uma luta, mas uma combinação tática de movimentos contra-ataques imaginários", disse o usuário do Twitter, Tope Adebayo.
Segundo Aminat, muitos críticos desconhecem as várias formas do taekwondo. "Muitas pessoas não entendem do que se trata o Taekwondo. Acho que esta é uma forma de educar as pessoas sobre isso. O Taekwondo tem dois ramos: o esporte de combate e o Poomsae - que é uma forma de exercício apenas exibindo as técnicas de mão e perna no Taekwondo. Eu participei do evento Poomsae ", disse ela à CNN. “Achei que não havia muito risco associado a isso, então decidi tentar. Meu médico, assim como o corpo organizador dos jogos, certificou-me que eu estava apta a participar do esporte sem contato”, disse a gestante.
Em um comunicado enviado à CNN, o presidente do comitê organizador do Festival Nacional de Esportes deste ano, Philip Shaibu, disse que a atleta foi autorizada a participar dos jogos após exame médico. "Ela foi certificada e liberada para participar. Ela também treinou meses antes de sua participação no torneio", disse Shaibu.
É seguro praticar atividades físicas durante a gestação?
“É recomendado, sim, que todas as gestantes pratiquem algum grau de atividade física. Há comprovação de inúmeros benefícios. O grande segredo, porém, é avaliar a paciente de forma integral e individual, triar riscos, histórico e, diante disso, determinar qual é a melhor atividade física para ela. O mesmo serve para a alimentação. Cada mulher deve ter um plano alimentar construído a partir de sua individualidade. O pré-natal de uma atleta será diferente do de uma mulher que nunca fez atividade física”, explica a ginecologista e obstetra Carla Delascio, pós-graduada em nutrologia e especialista do Centro de Saúde da Mulher do Hospital e Maternidade Pro Matre (SP).
Essa “triagem” e um acompanhamento multidisciplinar – com obstetra, nutricionista, nutrólogo, educador físico, fisioterapeuta e até psicólogo – pode começar ainda antes de engravidar ou logo no começo da gestação. “É importante estar cercada de profissionais com experiência em gestantes, para lidar com as alterações fisiológicas que ocorrem durante a gestação – ligamentos mais frouxos, novo centro de gravidade...”, afirma a médica.
“O exercício ajuda na manutenção do condicionamento cardiorrespiratório, mantém a massa muscular – intimamente relacionada à qualidade de vida - melhora a flexibilidade, a proteção postural, ajuda no controle de peso, ajuda no controle emocional, melhora a ansiedade, e melhora inclusive a recuperação no pós-parto, independente da via de parto. Hoje sabemos que 80% das doenças metabólicas que ocorrem na gestação, principalmente o diabetes gestacional, podem ser tratadas com dieta e exercício, sem remédio. Estão comprovados também os benefícios para a programação metabólica do bebê. Essa criança já nasce muito melhor do que o bebê de uma mulher que não fez atividade física”, detalha Carla.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/04/gravida-de-8-meses-atleta-gravida-ganha-medalha-de-ouro-no-taekwondo.html