Uma pesquisa realizada em 2019 pela empresa Mothercare, rede britânica de produtos para bebês e gestantes, mostrou que 51% das inglesas puérperas recorrem a filtros e aplicativos para disfarçar a barriga neonatal nas fotos que postam nas redes sociais. Outro dado revelou que 80% delas comparam seus corpos aos de famosas que acabaram de ter filhos.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Podemos dizer que o número de mães inglesas frustradas com suas novas formas é tão grande quanto o de brasileiras. Por aqui, basta uma visitinha rápida ao Instagram para saltarem aos olhos imagens de celebridades em seus biquínis, magérrimas, poucas semanas após dar à luz. Por mais que isso seja frustrante, lembre- se: é hora de ser gentil com seu corpo, que passou por tantas mudanças para que a gestação fosse possível.
“Recebo muitas pacientes angustiadas com o peso e a barriga proeminente. Faço o máximo para tranquilizá-las. O corpo precisa de tempo para se refazer da inundação hormonal que gerou tantas modificações anatômicas”, afirma o obstetra João Luiz de Carvalho Pinto e Silva, da Unicamp. “O útero, por exemplo, aumenta até dez vezes de tamanho. Vai de 90, 110 gramas para quase 1 quilo no final da gravidez, e precisa de 30 a 40 dias para se recuperar. Além disso, a placenta eliminada deixa para trás vasos abertos na área onde se fixava, que vão sangrar por mais de um mês”, completa.
Segundo Silva, o ganho de peso obrigatório em uma gestação é de 7 a 8 quilos mais 5% do peso inicial da gestante. “Com a amamentação, uma alimentação saudável e 15 a 20 minutos de exercícios com aumentos graduais de carga sob orientação profissional, o peso vai diminuir.” Sem pressa!
Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/09/seja-gentil-com-seu-corpo-que-passou-por-tantas-mudancas-para-que-gestacao-fosse-possivel.html