Wednesday, September 16, 2020

“Campanhas antivacinação são criminosas. Essas ideias erradas não podem ser usadas para deixar de vacinar as crianças”, diz Drauzio Varella

Drauzio Varella fala sobre a importância da vacinação (Foto: Reprodução)

 

Quando o médico Drauzio Varella frequentava a escola, era comum ouvir o barulho das crianças andando com aparelhos ortopédicos. "A poliomelite era uma uma tragédia para as famílias", lembra. Hoje, o Brasil está entre os países que conseguiram eliminar a pólio, uma marca conquistada em 1989. Para o oncologista, a saúde evoluiu muito, mas ainda enfrentamos algumas barreiras como os grupos antivacinas. "Isso é um crime, essas pessoas não tiveram pólio, porque seus pais as vacinaram. Tínhamos que ter leis mais severas quanto a isso". 

Drauzio Varella falou sobre a importância da vacinação em um evento online organizado pela  farmacêutica Pfizer, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). O encontro teve como objetivo discutir a continuidade das vacinas de pessoas com imunidade comprometida ou com doenças crônicas, mesmo em tempos de pandemia. O médico participou de uma websérie para divulgar a atuação do CRIES — Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.

Quer receber as notícias da CRESCER pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número (11 98808-7558) na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.

Os CRIES oferecem vacinas gratuítas para pacientes que estão mais vulneráveis a infecções, como aqueles que têm câncer, HIV ou que passaram por transplantes. São 16 imunobiológicos, distribuídos nos 51 CRIES pelo Brasil. Drauzio ressalta que esses centros, apesar de existirem desde 1993, não são tão conhecidos pela população e pelos profissionais de saúde. 

Segundo Martha Lopes, médica do CRIE, os pacientes são encaminhados pelos médicos que os atendem, tanto da rede pública como particular. Caso não haja um CRIE próximo em uma região, a vacina é encaminhada para as Unidades Básicas de Saúde. 

Para saber como lidar com cada fase do seu filho, da briga para dormir, comer até o que fazer na hora da birra, cadastre-se na nossa Newsletter.

PESQUISA

No evento, também foi apresentada pela primeira vez a pesquisa "Um olhar sobre o CRIE e a jornada do paciente de risco". Com entrevistas com 324 pacientes e profissionais de saúde, a pesquisa mostrou um cenário positivo com relação à população de risco. De acordo com o estudo, 70% dos pacientes foram tomar as vacinas sem receio e 30% ficaram com medo, mas foram mesmo assim, pois sabem que é importante para a sua condição de saúde.

Além disso, a maioria, cerca de 90%, disse que a recomendação para a vacina foi feita pelo médico. No entanto, Marjorie Dulcine, diretora médica da Pfizer, alerta para a falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre a atuação do CRIE. "Há uma parte da população que ainda desconhece que existem vacinas para pacientes imunocomprometidos e não recebe nenhuma recomendação". De acordo com a pesquisa, 21% dos médicos disseram que nunca ouviram falar sobre os CRIES. 

Outro ponto destacado pela pesquisa foi que 80% dos pacientes não se imunizaram contra a pneumonia, pois desconheciam a vacina. Recentemente, os CRIES passaram a incorporar a vacina contra os 13 tipos mais prevalentes de bactérias pneumococo em todo o mundo.

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/09/campanhas-antivacinacao-sao-criminosas-essas-ideias-erradas-nao-podem-ser-usadas-para-deixar-de-vacinar-criancas-diz-drauzio-varella.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!