Ver o professor pela tela de um computador ou mesmo do celular se tornou uma realidade para as crianças em todo mundo, devido à pandemia do coronavírus. A tecnologia pode ser uma ferramenta importante para manter o aprendizado dos alunos nesses tempos difíceis, mas ela também tem causado muito esgotamento. Já tem muitos pais postando fotos dos filhos lutando para ter aulas por vídeo. E a linguagem corporal deles já diz em alto e bom som que quer que isso acabe logo.
Para mostrar essa realidade das crianças, o Bored Panda selecionou algumas fotos que mostram um pouco desse esgotamento.
Quando você tem 5 anoos, começa o primeiro dia de escola e já se espera que você saiba ler, digitar e enviar e-mails.
Quando seu gato quer causar na aula online
Aluno da 5ª série decide usar uma máscara do Plague Doctor (médico da peste negra) em sua aula online. Nada melhor para resumir 2020!
A professora teve que mandar uma mensagem para a colega acordá-la
Tentando lidar com o segundo dia de aula online
A foto acima viralizou nas redes sociais. Em entrevista ao Bored Panda, a mãe do menino, Kara McDowell,disse que o ensino a distância tem sido difícil para seu filho de 5 anos por vários motivos, incluindo problemas "intermináveis" com tecnologia. "Suas aulas muitas vezes congelam, param ou são interrompidas no meio, deixando-nos ambos frustrados. Também é decepcionante para ele não poder ver ou conversar com os amigos e ficar sentado em silêncio durante um dia de aula, especialmente quando está animado ou tem algo que deseja compartilhar com seu professor".
Para Kara, a principal vantagem das aulas presenciais é que elas não estão na tela. "Como mãe, trabalhei muito para limitar o tempo de tela do meu filho e agora meu filho está passando várias horas do dia nelas. Tradicionalmente, a escola também tem a vantagem da interação social e de um professor presente para atrair a atenção do aluno e explicar conceitos e tarefas de casa se eles estiverem com dúvidas."
Qual tipo de aluno online é seu filho, imagem 1 ou 2?
Quando o espaço também não ajuda
Especialistas concordam que a videoconferência não é um substituto perfeito para aulas presenciais. “São plataformas que usamos para tentar preencher o vazio da comunicação. É um substituto pobre para a comunicação face a face ”, disse o chefe do Departamento de Psiquiatria do Sistema Regional de Saúde do Memorial, Daniel Bober, ao site Parents.
Bober acrescenta que as ligações podem ser uma alternativa válida, porque as pessoas ficam menos estressadas quando não sentem que estão sendo "observadas" ou que precisam "representar". Com isso em mente, desligar a câmera do seu filho pode ajudá-lo a se sentir menos cansado.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/09/9-fotos-que-mostram-realidade-do-ensino-distancia.html