A finalista do US Open, Victoria Azarenka, 31 anos, deve participar de sua primeira aparição no Grand Slam desde 2013, depois de ser forçada a desistir de torneios em meio a uma dura batalha pela custódia de seu filho. A ex-número um do tênis feminino mundial, 31, da Bielo-Rússia, afastou-se do tênis para dar à luz seu filho Leo, em dezembro de 2016, mas acabou se separando do pai da criança, Billy McKeague, em agosto de 2017. Segundo o Daily Mail, a tenista foi forçada a se retirar dos torneios restantes daquele ano, explicando, em abril de 2018: "Eu não gostaria que ninguém passasse pelo que tenho passado".
Embora o processo devesse ser resolvido em 2017, Victoria e Billy não conseguiram chegar a um acordo sobre os termos de custódia e rapidamente ficaram presos em uma dura batalha pela custódia. Como não americana, foi inicialmente decidido que ela não poderia levar seu filho para fora da Califórnia, então, ela optou por se retirar dos torneios para que pudesse ficar com Leo. "A única maneira de poder jogar no Aberto dos Estados Unidos, este ano, é deixando Leo para trás na Califórnia, o que não estou disposta a fazer", disse ela, em 2017. No início de 2018, foi relatado que Azarenka havia vencido uma primeira rodada do processo de custódia dos EUA, com uma decisão julgada por LA de que o caso deveria ocorrer na Bielo-Rússia, em vez de no condado de Los Angeles.
Antes de voltar à turnê, em abril de 2018, Azarenka disse: "Eu não gostaria que ninguém passasse pelo que tenho passado, mas faz parte da vida e há bênçãos nessa situação também para mim. Ainda é uma situação muito difícil de se estar e é difícil me concentrar apenas em jogar tênis. Um dia escreverei um livro sobre isso, porque é digno de Hollywood, com certeza. Mas agora eu só quero mantê-lo um pouco privado". Mas, em 2018, os tribunais de apelação da Califórnia decidiram que o Tribunal Superior do condado de Los Angeles tinha jurisdição sobre o caso de custódia de crianças, anulando a decisão de jurisdição de Belarus. Recentemente, foi relatado que Victoria venceu a batalha pela custódia contra Billy, e ela esteve em quarentena com Leo durante o confinamento do coronavírus.
Em maio, em entrevista ao tennis.com, ela disse que, no isolamento social, descobriu que seu filho também tem uma veia competitiva. "Ele sempre quer ganhar tudo. É impossível jogar com ele se ele não vencer. Isso tem sido um pequeno desafio para mim porque gosto de vencer também", contou. Ela continuou, dizendo que "a deixava um pouco louca fingir que ela estava perdendo para ele o tempo todo".
+ Nadal interrompe jogo de tênis para que mãe possa encontrar filha perdida
Victoria, que atualmente está em 27º lugar no ranking mundial, disse que se sente mentalmente preparada para a final. Ela e a japonesa Naomi Osaka disputam neste sábado (12), às 17h (horário de Brasília), a final de simples do US Opena final do Aberto dos EUA. No início desta semana, a mãe-de-um saudou as mulheres que estão competindo no WTA Tour enquanto também faz malabarismos com a maternidade, que inclui sua oponente da semifinal Serena Williams. "Há muita coisa envolvida nisso em termos de equilíbrio e malabarismos", finalizou.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/09/azarenka-finalista-do-us-open-passou-por-longa-batalha-pela-custodia-do-filho.html