Em um vídeo compartilhado no TikTok na semana passada, a mãe Jess Martini deixou uma importante reflexão: ela acredita que as crianças que levam convites para festas de aniversário para a escola devem convidar todos os alunos de sua classe, para evitar que algumas crianças se sintam excluídas.
A mãe começa o vídeo analisando postagens de outros usuários, que compartilharam suas histórias sobre solidão na escola. "Eu sempre ficava de fora quando as crianças distribuíam convites de aniversário”, disse uma pessoa de um dos vídeos.
“É por isso que eu sempre digo: se você vai convidar os amigos da escola para a festa do seu filho, precisa levar convite para todos os alunos da sala", desabafa mãe. Ela argumentou que, caso não seja possível chamar todas as crianças, o convite deve ser entregue fora da escola ou distante dos outros alunos que não serão convidados.
Jess disse, ainda, que a medida não é para proteger crianças que não serão convidadas para uma festa em específico, e sim para proteger aquelas que nunca são convidadas para nenhuma festa. “Na maioria das vezes, as crianças que ficam de fora da maioria das festas são as que têm uma vida doméstica realmente difícil ou as com atrasos de desenvolvimento e deficiências”, explicou.
A mãe conta que já ouviu muitas pessoas falando que “as crianças precisam aprender que a vida não é justa”, mas ela acredita que essa não é a maneira correta de ensinar essa lição. “Para algumas crianças, a vida é injusta desde o nascimento. E tudo o que você está fazendo ao mostrar que não a está convidando para festas é esfregar sal nessa ferida. É mais uma coisa da qual eles sabem que não fazem parte, mais uma experiência de infância que estão perdendo”, argumentou.
“Se uma das crianças que geralmente é excluída aparecer na sua festa, certifique-se de que ela se sinta incluída. Já está na hora de pararmos de dar ‘lições’ de desapontamento e começarmos a ensinar bondade e inclusão”, concluiu Jess.
Nos comentários, muitas pessoas contaram que frequentemente se sentiam excluídas durante a escola e agradeceram a Jess por compartilhar essa mensagem. “Você nunca esquece quando é intencionalmente deixado de lado, principalmente quando você é o único que foi ignorado”, desabafou uma pessoa. “Sim, muitas vezes a vida não é justa. Mas porque alguém quer ser a pessoa que torna a vida injusta para uma criança?”, refletiu outro comentário.
"Nosso trabalho como pais é proteger nossos próprios filhos. Nosso trabalho como adultos é proteger todas as crianças, não apenas as nossas", disse uma mãe. “Meu filho mais novo literalmente nunca foi convidado para uma festa, porque tem autismo. As outras crianças não gostam de estar perto dele”, lamentou outro comentário.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
@jesmartini “Kids need to know they won’t always be included” crowd…just stop. #momsoftiktok #fyp #inclusion (og vids @Shiontea Aranda @Mikaila)
♬ original sound - Jess martini
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/se-voce-vai-convidar-os-amigos-da-escola-para-festa-do-seu-filho-voce-precisa-levar-convite-para-todos-os-alunos-da-sala-desabafa-mae.html