Depois de tanto tempo trabalhando e estudando em casa (mesmo em esquema híbrido), nem sempre é fácil manter a rotina: é preciso ter jogo de cintura para entreter as crianças, atender às demandas profissionais, cuidar da casa, coordenar as atividades escolares dos filhos… A seguir, algumas famílias dão dicas e contam que soluções encontraram para lidar com essa situação de um jeito mais leve:
"Aqui deixo minha filha sempre por perto quando estou trabalhando. Mesmo exausta, faço pequenos períodos de descanso no meio do expediente para sentar com ela e brincar um pouquinho. Montamos cabanas com lençóis, desenhamos, ouvimos música…”
Agnes Nunes, mãe de Brianna, 1
"Temos hora para tudo, com uma rotina bem definida. Isso nos ajuda muito. Me programo para, pelo menos uma vez na semana, levá-las ao parque, fazer um piquenique. Nos outros dias, precisam usar a criatividade para brincar e se distrair com o que temos em casa, seja desenhando, lendo, seja brincando de massinha.”
Patrícia Ramos, mãe de Malu, 7, e Lívia Stella, 3
"Temos um pátio grande em casa, e deixo minha filha sempre à vontade para brincar
ao ar livre. O que nos ajudou muito é que na pandemia adotamos alguns bichinhos de estimação. Ela ama passar tempo com eles e, assim, me deixa um pouco mais livre para trabalhar tranquilamente.”
Geisi Negreiros, mãe de Isabela, 5
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/como-conciliar-atividades-e-rotinas-em-casa.html