“Minha filha não deixa que a gente escove os dentinhos dela e nem que faça a higiene bucal. Já tentamos de tudo, e ainda não conseguimos encontrar uma solução. O que fazer?”
Tatiane Marques, 37, mãe de Cecília Maria, 1 ano
Trabalho em equipe
O que sempre funcionou com o meu filho foi fazer o ritual de higiene juntos. Dou minha escova para que ele escove os meus dentes, enquanto eu faço a mesma coisa com os dele. Ele vai imitando os meus movimentos e fica bem mais empolgado.
Marina Vannucci Romeiro, mãe de Pedro, 3
Rotina com diversão
Aqui, criei o hábito de escovação pela manhã e antes de tomar banho. Também uso livros e vídeos de desenhos animados que falam sobre higiene bucal. Ainda é uma batalha diária, mas, aos poucos, estamos conseguindo.
Jessica Cancian, mãe de Ana Beatriz, 3
No banho
No começo foi bem complicado, nada funcionava… Aí eu comprei uma escova de um personagem que meu filho adora e uma pasta de dente com um gostinho agradável, para ele usar durante o banho. Está dando certo!
Karen Alves, mãe de Gabriel, 2
Escovar e brincar
Em casa, levamos o momento em um tom de brincadeira. Além de comprar várias opções de pastas e escovas para que ele possa escolher, deixamos meu filho levar um bichinho para fazer companhia no banheiro, mostramos músicas…
Carolina Evangelista, mãe de Theo, 5
Palavra de especialista
QUESTÃO DE SAÚDE
Antes de tudo, precisamos entender que a escovação dos dentes é parte do pacote básico de higiene. É como lavar o cabelo ou cortar as unhas: a criança pode até não gostar, mas não tem como fugir ou deixar de fazer. Por isso, precisamos ter jogo de cintura (e paciência) para convencer os pequenos a participarem. A higiene bucal é essencial para a saúde e para evitar a cárie infantil.
A partir do nascimento do primeiro dente, a escovação deve ser feita diariamente, uma vez durante o dia e outra, logo antes de dormir. Nem sempre é fácil, mas algumas estratégias podem ajudar. Espere um momento em que seu filho esteja calmo e encare a situação como algo leve e divertido. Conte histórias, faça brincadeiras, cante junto com ele… Vale até fazer um teste com vários modelos de escovas e marcas de cremes dentais para entender qual ele prefere. Dar o exemplo também é essencial. Ao ver adultos fazendo a higiene, a criança pode se sentir estimulada a imitar. Vocês podem até fazer um combinado de um escovar os dentes do outro, por exemplo. O importante é não desistir. É uma fase e, uma vez aprendido, esse será um bom hábito que seu filho levará para a vida.
Alice Sarcinelli, odontopediatra e professora da Universidade Federal do Espírito Santo
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/o-que-fazer-para-o-meu-filho-escovar-os-dentes.html