No último sábado (6), o pequeno Francisco – filho de Isabel Hickmann e sobrinho de Ana Hickmann – completou 3 anos de idade. Registros de sua festa de aniversário, com tema do Batman, foram compartilhadas no Instagram pela família.
“Meu pequeno Francisco já completou 3 aninhos!!! Como o tempo voa. A Dinda, a Tia @fehickmann e a mamãe @isabelhickmann caprichamos em todos os detalhes da sua festa. A vida tem que ser celebrada. Meu pequeno príncipe dos cachos dourados, você curtiu tanto!! Ver sua felicidade foi nosso maior presente!”, escreveu Ana, que é madrinha de Francisco. “Feliz 3 anos! Te amo mais que tudo nessa vida!’, compartilhou Isabel.
Desde o nascimento, o pequeno tem lábio leporino e fenda palatina, aberturas que vão do lábio até o céu da boca causadas por uma falha na fusão desses tecidos durante a formação do embrião. Em entrevista à CRESCER, concedida em 2019, Isabel contou que aprendeu muito desde que descobriu que o filho tinha essa condição congênita.
Por causa da abertura no céu da boca, o menino tinha dificuldade para fazer o movimento de sucção e era alimentado com o leite materno através de uma mamadeira. “Extraio o leite com bombinha e dou para o Chico. Ele adora, é muito comilão! Até agora não precisei complementar e ele tem ganhado peso super bem”, afirmou a mãe, na época.
No Brasil, um a cada 650 bebês nasce com fenda nos lábios ou no palato. A fissura surge entre a 8ª e a 12ª semana de gravidez, quando ocorre uma falha na união das diferentes estruturas que formam a face. “Na maioria das vezes, a fenda atinge tanto o tecido mole quanto o osso”, explica o professor de medicina Cristiano Tonello, da Universidade de São Paulo (USP), que é chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), em Bauru (SP). “Algumas síndromes genéticas, como a de Pierre Robin, têm a fissura como característica, mas em 70% dos casos ela não está relacionada a nenhuma doença”, diz.
Para o psicólogo Bruno Mader, do Hospital Pequeno Príncipe (PR), quando alguém nasce com uma má-formação, o impacto é menor do que o de quem fica com alguma cicatriz por causa de um acidente ou doença. “A criança com lábio leporino constrói sua identidade a partir da estrutura corporal. Cabe aos pais lembrá-la de que a autoestima não está baseada na aparência, mas na personalidade, nas habilidades e nos talentos”, diz.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/filho-de-isabel-hickmann-francisco-celebra-3-anos-de-vida.html