Atualmente, quase 240 milhões de crianças tem algum tipo de deficiência no mundo. A UNICEF mapeou quais são as principais dificuldades e desafios desse grupo, em um relatório divulgado na última quarta-feira (10).
O relatório expõe indicadores de bem-estar infantil, como nutrição, saúde e educação, e compara a realidade das crianças com deficiência em 42 países. Segundo o documento, a conclusão é de que elas são desfavorecidas em comparação com crianças sem deficiência em quase todos os critérios analisados.
“Esta nova pesquisa confirma o que já sabíamos: as crianças com deficiência enfrentam múltiplos e muitas vezes agravantes desafios na realização de seus direitos. Do acesso à educação, ao ser lido em casa; as crianças com deficiência são menos propensas a serem incluídas ou ouvidas. Muitas vezes, as crianças com deficiência são simplesmente deixadas para trás", disse Henrietta Fore, diretora executiva da UNICEF.
Segundo o relatório, as crianças com deficiência são 49% mais propensas a nunca ter frequentado a escola na vida. Aquelas com dificuldade em se comunicar e cuidar de si mesmas são as que mais tendem a abandonar a sala de aula, independente do nível de escolaridade. Quando têm múltiplas deficiências, as chances de não frequentarem o colégio são ainda maiores.
“A educação inclusiva não pode ser considerada um luxo. Nenhuma criança, especialmente a mais vulnerável, deveria ter que lutar apenas por seus direitos humanos básicos. Precisamos de governos, partes interessadas e ONGs para garantir que as crianças com deficiência tenham acesso igual e inclusivo à educação”, diz Maria Alexandrova, defensora juvenil da UNICEF pela educação inclusiva.
O relatório mostrou que, em comparação com crianças sem deficiência, as crianças com deficiência são:
- 24% menos propensos a receber estimulação precoce e cuidados responsivos;
- 42% menos propensos a ter habilidades básicas de leitura e numeracia;
- 53% mais propensos a ter sintomas de infecção respiratória aguda;
- 51% mais propensos a se sentirem infeliz;
- 41% mais propensos a se sentirem discriminados;
- 32% mais propensos a sofrer punição corporal severa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/criancas-com-deficiencia-sao-49-mais-propensas-nunca-frequentar-escola-diz-unicef.html