“Existem horários ideais para as refeições das crianças? Às vezes, minha filha de 5 anos janta às 22h. Pode ser prejudicial?”
Marina Dias, via Facebook
Quando pensamos na saúde das crianças como um todo, algumas questões precisam ser levadas em consideração, tais como: a que horas elas estão dormindo ou acordando? Estão tendo uma boa noite de sono? Como estão se alimentando? Por quanto tempo ficam expostas a telas?
De maneira simplificada, nosso organismo funciona em equilíbrio. Em alguns momentos, partes do corpo são estimuladas, enquanto outras são desaceleradas, e isso é necessário. Por exemplo, após as refeições, o processo digestivo precisa entrar em ação para aumentar os estímulos para os órgãos responsáveis por ele. Já à noite, quando novas necessidades precisam ser priorizadas, outros hormônios entrarão em ação. É momento de o corpo ter uma pausa para que os níveis hormonais do estado de alerta, como a adrenalina, diminuam e outros, como a melatonina, responsável pelo sono, entrem em ação.
Portanto, sim, criança precisa de rotina, mesmo quando o mundo todo pareça estar de cabeça para baixo. E isso inclui hora para dormir, acordar, fazer as refeições, ir ao banheiro (o funcionamento intestinal também é diretamente influenciado pela rotina alimentar), estudar, brincar...
Claro que isso não precisa ser engessado. Mas essa “bagunça” crônica que alcançou grande parte da população mundial deve ser revista. Então, vamos à luta! Iniciem por vocês, adultos, que também têm uma máquina que precisa ser muito bem cuidada. Comecem organizando a rotina de vocês e, na sequência, alcancem seus filhos. Pode não parecer fácil neste momento, mas saibam que é extremamente necessário. Apenas comecem! A saúde dessa e das próximas gerações agradece.
HORA DE COMER
A quantidade de refeições ao longo do dia pode variar de acordo com a realidade de cada criança. Mas aqui vai uma sugestão:
7h às 7h30
Café da manhã
9h30
Lanche intermediário
12h
Almoço
15h
Lanche da tarde
18h às 19h
Jantar
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Andreia-Friques-Nutricao/noticia/2021/11/refeicoes-das-criancas-precisam-ter-um-horario-ideal.html