Se você está grávida, provavelmente conhece bem essa situação: os sapatos começam a ficar apertados, as pulseiras não fecham, os anéis já não servem mais… E parece que é só a temperatura subir um pouco para que o inchaço piore. “Isso acontece porque, nos dias quentes, os vasos sanguíneos naturalmente dilatam, o que, consequentemente, reduz a drenagem linfática”, explica o obstetra Alberto d'Auria, da Maternidade Pro Matre (SP). Somado a isso, vem o fato de que as gestantes estão mais predispostas a reter líquido do que as outras mulheres. “A grávida passa por várias alterações cardiovasculares durante a gestação, que propiciam esses inchaços nos pés e nas mãos, a partir do segundo semestre”, diz
a ginecologista Bruna Cavalcante, do Grupo Huntington (SP).
5 atitudes que aliviam
Segundo os especialistas, os hábitos abaixo auxiliam na redução do desconforto
Menos sal
Dietas com menos sódio ajudam a reduzir a retenção de líquido. Além de maneirar no sal, é bom evitar alimentos industrializados, com muitos conservantes.
Muita água
Tente criar o hábito de beber, pelo menos, 3 litros de água por dia. Ter uma garrafinha cheia sempre à mão é um incentivo para começar.
Movimente-se
Os exercícios físicos são ótimos aliados para aliviar o inchaço, além de aumentar a sensação de bem-estar na reta final da gestação. Caminhadas (dentro ou fora de casa) são uma boa opção.
Roupas confortáveis
Evite peças apertadas e que limitem os movimentos, como calças jeans e sapatos fechados. Considere usar meias elásticas compressivas.
Estique as pernas
Reserve pelo menos 20 minutos do dia para relaxar, de preferência no fim do dia. Deite-se de lado, com as pernas um pouco elevadas. Essa posição ajuda a melhorar a circulação do sangue.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/02/verao-e-inchaco-na-gravidez-5-maneiras-de-aliviar.html