O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, publicou um estudo, na última quarta-feira (10/2) que apontou que ao colocar uma máscara de pano sobre uma de procedimento cirúrgico era possível bloquear com mais eficiência a transmissão do coronavírus. A máscara dupla bloqueou 85,4% das partículas de tosse. Os cenários com mais proteção foram quando a fonte e o receptor estavam de máscara dupla ou com nós e ajustes nas laterais. Nesses casos, a exposição do receptor foi reduzida em 96,4% e 95,9%, respectivamente. Mas, será que todo mundo deve usar máscara dupla, inclusive as crianças?
Segundo o infectologista e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, as máscaras duplas, de fato, oferecem mais proteção, porém não há necessidade de usá-las, principalmente no caso de pessoas que não trabalham na linha de frente contra a covid-19. "Para evitar a transmissão, é preciso fazer o uso correto da máscara e trocá-la quando ela umedecer", explica o especialista, que acrescenta que as medidas de distanciamento social também são importantes.
Então, fique atento! As crianças acima de 2 anos devem colocar a máscara cobrindo o nariz e a boca. O infectologista também ressalta a importância de adaptar a máscara ao rosto da criança sem deixá-la folgada, pois isso acaba reduzindo a sua eficiência. Outra dica é dar preferência para materiais de algodão, que sejam confortáveis para os pequenos.
De acordo com Kfouri, não há necessidade de máscara dupla para crianças, nem mesmo em regiões com incidência das variantes do coronavírus. "A capacidade de transmissão da variante é maior, mas os cuidados são os mesmos", diz. Os pais também devem ter cautela ao usar uma máscara dupla nos filhos para não prejudicar a respiração dos pequenos. Nunca se esqueça que o mais importante é a criança usar uma máscara confortável e ajustada.
ESTUDO
O estudo destaca que as máscaras bem ajustadas podem reduzir muito a transmissão do coronavírus. Por exemplo, uma máscara cirúrgica com nó conseguiu bloquear 62,9% dos aerossóis com o coronavírus em relação ao bloqueio das máscaras sem nó que reduziram a exposição em 56,1%. Segundo os pesquisadores, esses experimentos de laboratórios destacam a importância de um bom ajuste das máscaras, pois o ar pode vazar pelas laterais.
O CDC também alerta que o estudo possui suas limitações. Primeiro, esses experimentos foram conduzidos com um tipo de máscara de procedimento cirúrgico e um tipo de máscara de tecido entre as várias opções disponíveis comercialmente. As análises também foram realizadas em um ambiente controlado. Outro ponto importante é que esses experimentos, segundo os pesquisadores, não podem ser generalizados para as crianças, porque elas são menores.
Além disso, é preciso tomar cuidado, pois a máscara dupla pode impedir a respiração ou obstruir a visão periférica de alguns usuários. Então, fique atento em como adaptar a máscara ao seu rosto.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/02/crianca-tambem-precisa-usar-mascara-dupla-especialista-responde.html