Nunca se falou tanto em vacinas. Imunizar-se contra o coronavírus é o desejo de muita gente. Além desta, as outras vacinas presentes no calendário também são fundamentais para proteger seu filho - e a comunidade ao redor - de doenças perigosas. Mas como ajudar as crianças a ficarem menos estressadas neste momento? Pesquisadores indicam quatro soluções. Confira:
Distração
Parece óbvio, mas funciona: livros, filmes, músicas, videogames e jogos de realidade virtual ajudam a mudar o foco de atenção das crianças e, assim, fazer com que elas “se esqueçam” da dor e do sofrimento causado pelas agulhas.
Outro cenário
Se o ambiente clínico e hospitalar não é dos mais acolhedores, convide seu filho a imaginar que está em um contexto diferente. Conte uma história e vá envolvendo a criança até que ela consiga relaxar e “se transportar” para um outro lugar.
Respiração profunda
O estudo mostrou que fazer exercícios de inspiração e expiração ajuda as crianças a diminuir a ansiedade de receber uma injeção. Tente oferecer uma bexiga e peça para que seu filho encha e esvazie o balão durante o procedimento.
Pensamentos positivos
Antes da hora da picada, explique para o seu filho como funciona o processo. Não economize nos elogios e diga o quanto ele é corajoso e capaz de enfrentar aquela situação. Oferecer recompensas, como um “certificado de bravura”, também pode ser uma boa.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/02/4-maneiras-de-ajudar-seu-filho-na-hora-da-vacina.html