A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou, nesta quinta-feira (25), a flexibilização de regras de armazenamento e transporte da vacina da Pfizer. De acordo com a nova determinação, as doses poderão permanecer até duas semanas em temperaturas encontradas usualmente em freezers farmacêuticos.
As orientações anteriores eram para que as vacinas ficassem em uma temperatura considerada ultrabaixa - entre -80ºC e -60ºC.
LEIA TAMBÉM: Anvisa concede registro definitivo da vacina da Pfizer; empresa já testa imunização de crianças e grávidas nos EUA
“A Pfizer enviou dados ao FDA para apoiar esta temperatura alternativa para transporte e armazenamento. Esta temperatura alternativa para transporte e armazenamento dos frascos não diluídos é significativa e permite que os frascos sejam transportados e armazenados em condições mais flexíveis. A temperatura alternativa para transporte e armazenamento ajudará a aliviar a carga de aquisição de equipamentos de armazenamento ultrabaixo para locais de vacinação e deve ajudar a levar a vacina a mais locais ”, diz Peter Marks, diretor do Centro do FDA para Avaliação e Pesquisa Biológica, em nota à imprensa.
A agência detalha que a temperatura alternativa vale para o armazenamento de frascos congelados, e não é aplicável ao armazenamento de frascos descongelados antes da diluição (que podem ser mantidos na geladeira por até 5 dias), ou no armazenamento de frascos descongelados após a diluição (que podem ser mantidos na geladeira temperatura ou temperatura ambiente para uso dentro de 6 horas).
+ Covid-19: Pfizer e BioNTech começam a testar a vacina em grávidas
Aprovada no Brasil
A vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer teve seu registro definitivo aprovado nesta semana pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A liberação é a primeiro de vacina contra o novo coronavírus para uso amplo, nas Américas.
Apesar da aprovação, o Brasil ainda não conta com doses da vacina da Pfizer/BioNTech disponíveis. O Ministério da Saúde diz que as negociações - iniciadas em maio de 2020 -estão "emperradas por falta de flexibilidade das empresas." De acordo com o governo, tanto Pfizer quanto Janssen (cujas negociações para a compra de doses também está paralizada) pedem ao Brasil, por exemplo, "garantias de pagamento e se resguardam de eventuais efeitos graves que as vacinas possam causar, entre outras dificuldades que nenhum outro fornecedor pediu."
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/02/eua-aprovam-armazenamento-de-vacina-da-pfizer-em-temperatura-de-congelador-padrao.html