Minha esposa foi diagnosticada com varizes pélvicas. Isso é normal na gravidez? Elas vão desaparecer depois do parto?
Jo Miranda, por e-mail
Varizes pélvicas são vasos sanguíneos inchados que não funcionam de maneira eficiente. Muito comuns durante a gestação, elas tendem a regredir após o parto. Não necessariamente todas, mas a maioria costuma diminuir significativamente depois do nascimento do bebê, por causa das mudanças na circulação da mãe, que se torna menos intensa. Elas ocorrem por causa do aumento do líquido circulante na região e da irrigação do útero, que é extremamente alta nesse período. Se esse tipo de variz não vier acompanhado de nenhum outro sintoma, não é necessário tratamento. Agora, se houver dor, é melhor procurar um cirurgião vascular, que pode recomendar um procedimento adequado para cada caso.
Mais sobre o assunto…
Mudanças no organismo favorecem o aparecimento de varizes na gravidez
Ainda que varizes não sejam exclusividade de mulheres grávidas, na gestação, elas podem ganhar destaque. Isso ocorre porque, durante a gravidez, a mãe produz sangue a mais para sustentar dois organismos – o dela própria e o do bebê.
O peso extra pressiona os vasos sanguíneos, em especial os das pernas, que precisam trabalhar contra a gravidade para levar todo o sangue extra de volta para o coração. Além disso, há o útero em crescimento que pressiona os vasos pélvicos e o aumento dos níveis de progesterona, que provocam um relaxamento na parede dos vasos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dr-Domingos-Mantelli/noticia/2021/02/varizes-pelvicas-e-normal-ter-na-gravidez.html