As farmacêuticas Pfizer e BioNTech começaram a começaram a testar a vacina contra covid-19 em grávidas. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), as empresas anunciaram que as primeiras voluntárias já receberam uma dose do imunizante.
Segundo as empresas, o estudo avaliará a segurança e a tolerabilidade da vacina em 4 mil gestantes saudáveis, com mais de 18 anos de idade. Elas serão vacinadas entre a 24ª e a 34ª semana de gravidez, respeitando um intervalo de 21 dias entre uma dose e outra. Cada mulher participará do estudo por um período de 7 a 10 meses, dependendo se receber vacina ou placebo.
O objetivo dos testes também é avaliar a segurança dos bebês e o potencial de transferência de anticorpos durante a gestação. Para isso, todos os bebês serão acompanhados por aproximadamente seis meses após o nascimento. As mulheres que receberem placebo durante o estudo serão vacinadas depois de darem à luz.
A expectativa é que os primeiros resultados estejam disponíveis ainda em 2021. “As mulheres grávidas têm um risco aumentado de complicações e de desenvolver Covid-19 grave, por isso é fundamental que desenvolvamos uma vacina que seja segura e eficaz para essa população. Estamos profundamente gratos aos voluntários que estão se inscrevendo no estudo e aos investigadores do local que estão liderando este trabalho”, disse William Gruber MD, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico de Vacinas da Pfizer.
E as crianças?
Pfizer e BioNTech já haviam começado estudos clínicos para vacinas contra covid-19 em crianças de 12 a 15 anos. No comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), as empresas disseram que os resultados para essa faixa etária devem ser entregues às autoridades regulatórias no segundo trimestre deste ano. Testes adicionais em crianças com idades entre 5 e 11 anos devem começar "nos próximos meses" e, para menores de 5 anos, até o fim de 2021.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/02/covid-19-pfizer-e-biontech-comecam-testar-vacina-em-gravidas.html