68% dos pais passaram a ensinar seus filhos a controlar o estresse, depois do início da pandemia. Um levantamento feito pela empresa de marketing OnePoll (Estados Unidos) com 2 mil famílias mostrou que 77% delas acreditam que as crianças precisam se desconectar das telas para conseguir encarar 2021 com mais leveza. Para isso, os entrevistados disseram que, caso a quarentena continue indefinidamente, planejam fazer mais atividades criativas e relaxantes com os filhos, como dança, jogos de tabuleiro, exercícios de respiração e meditação.
Com a ajuda da tecnologia, ensinar seu filho a meditar pode ser mais fácil do que você imagina. Conheça quatro aplicativos que ajudam a incluir a prática no dia a dia de toda a família:
Calm
Tem uma seção dedicada exclusivamente para os pequenos. As meditações são divididas por faixa etária: existem práticas adaptadas para crianças a partir dos 3 anos. No plano Premium, também ficam disponíveis canções de ninar, histórias para dormir e sons da natureza.
Disponível para Android e iOS. Os conteúdos para crianças são pagos
Insight Timer
Funciona como uma espécie de rede social. Na página inicial, há um atalho para uma aba dedicada apenas a pais e mães. Lá estão arquivos com práticas guiadas de mindfulness, histórias para dormir e cursos para que as crianças aprendam a meditar.
Disponível para Android e iOS. Os conteúdos para crianças são gratuitos
Lojong
O programa inclui oito semanas de exercícios diários. Antes de cada prática, o aplicativo dá instruções de como se preparar para o exercício e como orientar as crianças. Os áudios mais longos têm 6 minutos.
Disponível para Android e iOS. Alguns conteúdos para crianças são gratuitos
Vivo Meditação
Para os menores, de até 4 anos, os áudios são curtos e falam sobre consciência corporal e respiração. A partir dos 5, as práticas ajudam a lidar com situações corriqueiras, como acalmar a raiva, perdoar os outros e ir melhor na escola.
Disponível para Android e iOS. Os conteúdos para crianças são gratuitos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/02/pandemia-68-dos-pais-passaram-ensinar-seus-filhos-controlar-o-estresse.html