O estudante Arya Permana, 14 anos, de uma pequena vila em West Java, da Indonésia, está exibindo seu novo físico após perder mais de 110 kg. Aos 9, ele se tornou viral nas redes sociais por pesar mais de 120 kg. Pouco antes de completar 11, ele já estava com 192kg e já era considerado obeso mórbido. Na época, por causa de seu peso, o menino não conseguia tomar banho normalmente. Para isso, seus pais improvisaram uma uma piscina na área externa. Ele já não conseguia caminhar até a escola ou brincar com os amigos, pois ficava sem fôlego. Nenhuma roupa servia, então, ele apenas se enrolava em um pano. Segundo o The Sun, Arya passava os dias consumindo junk food — comida rica em calorias e de baixa qualidade nutritiva —, incluindo macarrão instantâneo, seu favorito.
+ Covid-19: ensino remoto está fazendo com que as crianças ganhem peso, médicos alertam
No entanto, recentemente, ele voltou a ser notícia por perder mais de 110kg. Há 3 anos, o menino deu início a uma dieta alimentar controlada e exercícios regulares, além de ter passado por uma operação de banda gástrica. Ele agora caminha 3 km por dia, joga basquete e outros esportes, e pode subir em árvores e andar de moto pela primeira vez. Arya também conseguiu voltar para a escola, antes que ela fechasse por causa do coronavírus. “Eu posso praticar esportes... Eu jogo basquete com os amigos. Também sei andar de motocicleta. Em 2015, eu não esperava que tudo isso fosse possível ou poderia perder peso. Agora está melhor, tão diferente", disse.
+ Obesidade infantil precisa ser combatida de maneira "decisiva", defendem políticos britânicos
Seus pais, Rokayah, 39 anos, e Ade Somatri, 50, estavam tão ansiosos que o colocaram em uma dieta rigorosa para evitar que ele continuasse engordando. A cirurgia também ajudou a regular a quantidade de comida. Handy Wing, cirurgião que realizou a operação, disse que eles reduziram o tamanho de seu estômago. “Seu estômago, agora, tem 30% do tamanho original, o que reduziu sua ingestão. É maravilhoso saber que ele pode viver como outras crianças e fazer atividades normais”, comentou.
“No passado, de 2015 a 2016, eu dormia às 4 horas da manhã e acordava às 15h. Agora, durmo às 22h. Eu só comia macarrão instantâneo e refrigerantes. Agora a intenção é perder peso com dieta e exercícios. A maioria das pessoas faz uma dieta forçada em uma semana e no oitavo dia ficam felizes, mas comem muito e ganham peso novamente. A porção da refeição deve ser reduzida gradativamente. Reduza um pouco a cada semana e não imediatamente, por exemplo, coma um prato de arroz e depois reduza apenas para 5 colheres de sopa. Não dificulte a dieta, foi o que eu fiz”, sugeriu.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/02/menino-que-pesava-mais-de-190kg-aos-10-anos-exibe-nova-aparencia.html