O uso de máscara em crianças tem causado muitas polêmicas recentemente, principalmente com relação às viagens. Na última terça-feira (8), um casal que estava viajando com as sua duas filhas, uma bebê de 19 meses, e uma menina de 3 anos, foi impedido de embarcar, porque sua filha mais nova se recusou a usar a máscara.
Safwan Choudhry, pai da menina, relata à BBC, que a companhia aérea WestJet insistia para que a filha usasse a máscara, mas a bebê não parava de chorar. "É diferente de tudo que já vi ou tenha experienciado", disse o pai.
Segundo Safwan, sua filha mais velha estava comendo um lanche antes da decolagem, quando comissários de bordo os abordaram pedindo que as crianças usassem máscara. Apesar de os pais já estarem com a máscara, os funcionários da companhia insistiram para que o item também fosse usado pelas crianças, pois a companhia tinha uma política de tolerância zero quanto a esse assunto.
Com o tempo, a filha mais velha de Safwan, com alguma relutância, acabou colocando a máscara, no entanto, com a mais nova a família teve problemas. "Ela estava basicamente histérica." Nervosa, a menina chegou até mesmo a vomitar. Como a bebê se recusou a usar a máscara, os funcionários da companhia pediram para a família se retirar. Alguns passageiros se sentiram desconfortáveis com a situação e chegaram a apoiar a família. O caso se tornou tão sério que a polícia foi chamada ao local.
Safwan e a esposa concordaram em sair do voo. Mais tarde, ele soube que, de acordo com a política de transporte canadense, apenas crianças com mais de 2 anos devem usar máscara e, portanto, seu filho de 19 meses não precisava colocar uma.
O que diz a WestJet?
A companhia nega que a menina de três anos tenha usado a máscara e explicou o porquê que a família não pôde embarcar: "Devido ao não cumprimento dos pais de colocarem máscaras em seus filhos maiores de dois anos, nossa tripulação informou aos adultos os regulamentos que devemos seguir. Nossa tripulação solicitou a presença das autoridades depois que os passageiros se recusaram a cumprir a ordem provisória da Transport Canada (agência governamental canadense) e posteriormente se recusaram a desembarcar da aeronave."
No entanto, segundo a BBC, um vídeo, feito com o celular de Safwan, mostra sua filha mais velha usando uma máscara no avião, após a chegada da polícia a bordo. O oficial da polícia também confirmou mais tarde que, quando chegou, a filha mais velha do casal estava usando uma máscara. Com a confusão, o voo acabou sendo cancelado e remarcado para o dia seguinte. A família ainda está em Calgary e não recebeu uma oferta de outro voo para Toronto.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/09/voo-e-cancelado-no-canada-depois-de-crianca-se-recusar-usar-mascara.html