Uma mãe que estavam em viagem da Flórida para Illinois, nos Estados Unidos, com a Southwest Airlines disse que foi escoltada para fora do vôo porque seu filho de 2 anos não estava usando máscara enquanto comia um lanche antes da decolagem. Jodi Degyansk, 34, e o pequeno Hayes embarcaram no Aeroporto Internacional Southwest Florida no sábado (12), com planos de voltar para sua casa em Chicago. A dupla estava voltando de uma visita à família, no sul.
+ Voo é cancelado no Canadá depois de criança se recusar a usar máscara
Em entrevista ao News Press, ela contou que os comissários de bordo no voo de ida para a Flórida foram muito compreensivos em relação ao filho, mas o mesmo não aconteceu na viagem de volta. “No caminho de volta, fiquei surpresa, pois os comissários de bordo foram muito mais rígidos”, disse. Segundo a mãe, depois que eles se sentaram nos lugares marcados, Hayes tirou a máscara facial para mastigar alguns petiscos que foram servidos. No entanto, Jodi disse que foi confrontada por comissários de bordo que lhe disseram que Hayes precisaria usar máscaras durante todo o vôo. "Os comissários de bordo ficavam vindo perguntando se usaríamos durante todo o vôo, e eu disse que sim. Definitivamente, é uma luta fazer ele usar, mas é algo que estamos trabalhando", disse ela à NBC 2.
Ela disse que tentou várias vezes manter a máscara no rosto do filho e obedecer às regras de voo da Southwest Airline. Mas após outro confronto com uma comissária de bordo, a mãe e o menino foram convidados a deixar o vôo. "Alguns minutos depois, fomos puxados de volta para o portão e me pediram para deixar o avião acompanhada pelo gerente, o supervisor, os comissários de bordo e o piloto", disse ela.
As diretrizes do CDC afirmam que qualquer criança com 2 anos ou mais deve usar uma máscara facial adequada . "Meu filho fez 2 anos há duas semanas. Eu sei que você tem que traçar os limites, mas vamos ser um pouco compassivos com as circunstâncias individuais de cada um", disse ela ao News Press. O comissário explicou a ela que alguns pais usavam lanches como desculpa para não colocar máscaras em seus filhos pequenos. Mas Jodi disse que apoia o uso de máscaras faciais e reconhece que a medida pode conter a propagação do vírus. “Tenho certeza de que outros pais estão passando por isso. Quero que as pessoas façam sua lição de casa antes de escolher voar ou encontrar uma companhia aérea que seja mais indulgente", completou.
+ Mães dão 11 dicas de como fazer crianças usarem máscara
A pediatra Annette St. Pierre-MacKoul, de Fort Myers, disse ao NBC 2 que ela concorda com as recomendações do CDC, mas disse que a compaixão também deve ser mostrada. "Dois anos de idade é jovem demais, com menos de dois anos, pode haver risco de asfixia", disse ela à publicação. "Entre dois e três anos, eu acho que realmente não é justo, dependendo das circunstâncias de onde eles estavam voando e o que estavam fazendo", completou.
+ Vídeo: avó bate em neta por ela recusar máscara em metrô
Jodi disse que ficou constrangida de ser tirada do avião. Ela acrescentou que a Southwest Airlines se ofereceu para encontrar um voo para ela no final do dia, mas não havia nenhum direto para Chicago. O próximo seria na segunda-feira (14). Então, ela reservou um voo no sábado (12) com a American Airlines, mas veio com uma cobrança de US $ 600. "Eu apenas não posso acreditar no que aconteceu. Fiquei lutando para voltar para casa. E se eu não tivesse recursos para comprar uma passagem de $ 600?", questionou. Ela disse que a cia aérea se comprometeu a devolver o dinheiro, mas não havia feito até domingo (13).
A Southwest Airlines informou em um comunicado que está investigando o assunto, mas afirmou que suas políticas de voo devem ser seguidas. "Se um cliente não puder usar uma cobertura facial por qualquer motivo, a Southwest lamenta não poder transportar o indivíduo. Nesses casos, emitiremos um reembolso total e esperamos receber o cliente a bordo no futuro, se a orientação de saúde pública com relação às coberturas faciais mudar", disse um porta-voz à News Press.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/09/mae-diz-ter-sido-expulsa-de-voo-porque-o-filho-de-2-anos-estava-sem-mascara.html