Friday, September 11, 2020

Buscas relacionadas a ensino crescem em até 300% no Google durante pandemia

estudo_criança (Foto: Shutterstock)

 

A pandemia transformou a relação das famílias com a escola e o aprendizado dos filhos e dados de uma nova pesquisa do Google sobre os termos mais buscados e com maior crescimento sobre ensino no período refletem isso.

A pergunta “Como ensinar a ler”, por exemplo, atingiu em 2020 o nível mais alto de interesse da última década. Já a frase “Como ensinar uma pessoa a ler?” cresceu 300% entre janeiro e setembro de 2020 quando comparado aos nove meses anteriores e “Como ensinar criança a ler?” teve alta de cerca de 80% no mesmo período.

Neste ano, o termo “estudo em casa” também bateu o recorde de buscas mensais da última década em maio de 2020. Para a psicopedagoga Quezia Bombonatto, conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), a transferência das aulas para o ambiente virtual durante pandemia fortaleceu a importância da parceria entre escola e família. “Por estarem em casa, muitos pais ficaram mais próximos das crianças e tiveram a oportunidade de acompanhar mais de perto a rotina de estudo dos filhos, o que pode ser um dos fatores do aumento da procura por esses termos”, explica Quezia.

Confira as 6 perguntas com as palavras "como ensinar" que mais cresceram* em buscas no Google entre janeiro e setembro de 2020 em comparação aos nove meses anteriores:

Como ensinar uma pessoa a ler? – Crescimento de mais 300%
Como ensinar a andar de bicicleta? - Mais 120%
Como ensinar letra cursiva? - Mais 110%
Como ensinar a ler e escrever? - Mais 90%
Como ensinar criança a ler? - Mais 80%
Como ensinar meu filho a ler? - Mais 50%

* As perguntas sobre animais de estimação foram excluídas do levantamento

As 9 perguntas mais buscadas* - ou seja aquelas que acumulam o maior volume de buscas dentro da localidade e do período selecionados - com as palavras “como ensinar” no Brasil em 2020: 

1. Como ensinar a ler?
2. Como ensinar a escrever?
3. Como ensinar criança a ler?
4. Como ensinar o alfabeto?
5. Como ensinar letra cursiva?
6. Como ensinar tabuada?
7. Como ensinar a ler e escrever?
8. Como ensinar meu filho a ler?
9. Como ensinar as vogais?

* As perguntas sobre animais de estimação foram excluídas do levantamento

Ficou curioso? Veja 4 respostas para dúvidas que se destacaram nas buscas

Como ensinar criança a ler?

Em primeiro lugar, nunca force a barra nem queira fazer o papel da escola. Mas, sim, os pais também têm função importante nesse caminho. É preciso oferecer à criança um ambiente de letramento desde cedo. O que isso quer dizer? Conversar desde a barriga, falar diretamente com o filho quando bebê, ter muitos livros em casa ao alcance dele e contar histórias.

“As famílias precisam conversar mais e ficar menos tempo em frente às telas. A oralidade é a primeira fase da escrita. Quando a criança é incentivada a falar e a se expressar, o processo da alfabetização fica mais fácil”, aponta Gisela Wajskop, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e colunista da CRESCER. Gisela ressalta também o valor da leitura. “Na maioria dos países desenvolvidos e com bons modelos de educação, como Austrália, Nova Zelândia, Finlâdia e Canadá, a expectativa de alfabetização é entre 6 e 7 anos, isso porque há muito incentivo à leitura desde cedo. Na escola, os professores leem muito. Em uma sala de educação infantil, há mais de 100 títulos à disposição dos alunos”, conta.

Um estudo do Centro Norueguês de Leitura da Universidade de Stavanger mostrou a importância de ler em casa desde os primeiros anos de vida da criança para a aquisição da leitura e da escrita formais na escola. Os pesquisadores analisaram as habilidades de 1.171 alunos da primeira série (crianças que completam 6 anos) e entrevistaram os pais para saber com que frequência e quanto liam para os filhos, desde quando faziam isso e qual era o número de livros infantis que tinham em casa. Os resultados indicam que, quanto mais significativo é o livro na vida das crianças desde pequenas, mais preparadas elas estarão para aprender a ler e escrever.

Como ensinar criança a escrever?

A escrita depende do desenvolvimento motor e cognitivo. Esse desenvolvimento não depende apenas da maturidade, mas também de estímulos e da interação com outras pessoas – e aí entram novamente os pais. “A habilidade de segurar um lápis, por exemplo, exige maturação do sistema nervoso central, mas é algo ensinado. Escrever passa por etapas que começam com o desenho, depois com a noção de que existem letras e que elas têm função de escrita, até chegar à compreensão de que a escrita representa os sons da língua. Esse desenvolvimento normalmente ocorre associado à evolução da leitura, que começa com o reconhecimento de imagens”, explica a pediatra Glaura César Pedroso, membro do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Como ensinar tabuada?

Usar música e engajar o corpo dos pequenos pode ajudar. Em São Paulo, a professora de música Alessandra Nuñez, do Colégio Santa Maria (SP), propôs que cada sala compusesse uma música sobre a tabuada. Cada turma ficou com um número (do dois ao nove) e ela sorteou um ritmo musical para a canção. “Pesquiso sobre princípios da neurociência e vi vários trabalhos que aliaram a memorização à música”, explica. As crianças gravaram as canções no estúdio da escola e levaram para casa um CD. Alessandra relata que, durante as provas, alguns professores contaram que os alunos recorreram às canções para lembrar das multiplicações. Bom exemplo de como tornar a matemática mais divertida.

Além disso, há vários estudos sobre processos de aprendizagem que abrem novos caminhos para domar os números. Uma pesquisa da Universidade de Copenhagen (Suíça) comprovou que as crianças aprendem melhor a matemática quando estão em movimento. Participaram do estudo 165 alunos do primeiro ano de três escolas diferentes. Um grupo usou o corpo todo durante as aulas, reproduzindo o formato dos números com o próprio torso. Outro grupo, mais sedentário, usou blocos de montar para ajudar com as operações. E um terceiro foi pelo caminho mais tradicional, com papel e lápis para as contas. As crianças do primeiro grupo se saíram melhor nos testes que as do segundo que, por sua vez, se saíram melhor que as do terceiro, o que mostra como o corpo pode ser ferramenta para aprender.

Como ensinar a andar de bicicleta?

O primeiro passo é escolher um capacete que fique confortável na cabeça da criança e uma bicicleta em que ela consiga apoiar os dois pés no chão. Depois, leve seu filho a um espaço tranquilo e largo, sem presença de carros, para que ele possa aprender sem se preocupar com curvas e obstáculos. De acordo com a ONG Bike Anjo, que oferece oficinas para ensinar pessoas de todas as idades a pedalar, uma leve descida na pista é ideal para ajudar a ganhar velocidade nas primeiras pedaladas.

Explique ao seu filho como o freio funciona e que ele não deve apertá-lo com muita força. Com a bicicleta ainda parada peça para que ele tente remar com os pés e mantê-los fora do chão pelo máximo de tempo que conseguir. Se ele ficar mais de 5 segundos com os pés suspensos, significa que aprendeu a se equilibrar.

Para que ele se acostume a dar as pedaladas, fique de frente para ele, segurando a roda dianteira e o guidão e permita que ele encontre o próprio ritmo com a bicicleta parada ao pedalar para trás.

Nas primeiras pedaladas, segurar a parte inferior do banco ou o guidão e correr ao lado da bicicleta ajuda no equilíbrio e dá mais segurança ao pequeno. Com treino, confiança, apoio e paciente, seu filho vai conseguir esse desafio!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/09/buscas-relacionadas-ensino-crescem-em-ate-300-no-google-durante-pandemia.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...