Friday, September 11, 2020

#ANovaVoltaàsAulas: 9 mudanças nos protocolos de higiene das escolas

Volta às aulas exige protocolo reforçado de higiene (Foto: Getty Images)

 

O debate sobre o retorno às aulas presenciais é grande. Enquanto muitos acreditam que as crianças devem voltar o quanto antes para a escola, para não prejudicar o aprendizado e também a saúde mental. Outros acham arriscada qualquer retomada sem que haja uma vacina. De qualquer maneira, alguns estados brasileiros já autorizaram as instituições de ensino públicas e particulares a voltarem a receber os alunos. No entanto, o dia a dia das crianças, dos professores, dos pais e dos funcionários deve mudar, devido a novas medidas de higiene, adotas para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Aqui, 9 protocolos previstos pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Veja quais são eles: 

- A escola deve oferecer diversos locais para lavagem de mãos, álcool em gel e higienizar frequentemente os recintos e superfícies.

- Cabe à instituição evitar aglomerações na entrada, saída de alunos ou intervalos, criando horários alternativos para as turmas.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

- Ambientes arejados, com aberturas de janelas. Atividades ao ar livre devem ser estimuladas.

- Sempre que possível, manter um espaçamento entre os alunos dentro da sala de aula, de acordo com a realidade de cada escola, idealmente com espaço mínimo de um metro entre as mesas.

- Orientar para que cada estudante utilize sua própria garrafa de água, recorrendo aos bebedouros comuns apenas para enchê-las novamente.

- O uso de máscaras deve ser estimulado. Está contraindicado em crianças menores de 2 anos, pelo risco de sufocamento, e em indivíduos que apresentem dificuldade em removê-las, caso necessário. 

- As máscaras devem ser trocadas a cada duas a quatro horas, ou antes, se estiverem sujas, úmidas ou rasgadas.

- A escola deve fazer a limpeza de seus ambientes pelo menos uma vez ao dia e, mais frequentemente, das áreas de maior circulação de pessoas, assim como dos objetos mais tocados (maçanetas, interruptores, teclados, corrimãos...).

- As medidas educativas devem ser adaptadas para as diversas faixas etárias, em linguagem e comunicação adequadas para cada fase. Precisam ser estendidas ao ambiente doméstico da criança, e a escola deve promover atividades educativas com intuito de reforçá-las, assim como exibir material ilustrativo em quadros de aviso, salas de aula e corredores.

 

Ao longo das próximas semanas, CRESCER publica reportagens com depoimentos de pais, professores e especialistas sobre a nova volta às aulas, durante a pandemia do coronavírus.

Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)

 

 

 

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook? 

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/09/anovavoltaasaulas-9-mudancas-na-higiene-previstos-por-pediatras-para-escolas.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...