Incomodado com o distanciamento que os equipamentos de proteção provocavam na relação com os pacientes, o terapeuta respiratório estadunidense Robertino Rodriguez decidiu colar uma foto sorridente na roupa para animar as pessoas durante o atendimento.
A ideia foi compartilhada por Rodriguez nas redes sociais no dia 4 de abril e rapidamente se espalhou pelo mundo chegando no Brasil, além de Irlanda, Argentina, entre outros. "Ontem me senti mal por meus pacientes no pronto socorro toda vez que entrava na sala com o rosto coberto pelos equipamentos de proteção (EPI)", escreveu Rodriguez na legenda da foto em que aparece com as roupas de trabalho e uma foto sorridente no peito. "Um sorriso tranquilizador faz uma grande diferença para um paciente assustado. Então hoje eu imprimi e laminei uma foto para usar com meu EPI. Para que meus pacientes possam ver um sorriso tranquilizador e reconfortante".
Profissionais do mundo todo enviaram fotos replicando a iniciativa para Roberto, que compartilhou a imagem de um grupo de brasileiros com a legenda: “Compartilhando o sorriso pelo globo. Recebi fotos de diferentes países de heróis da área da saúde sorrindo para seus pacientes. Os corações deles são tão grandes quanto os sorrisos cheios de compaixão”.