Na coletiva do Governo do Estado de São Paulo nesta terça-feira (14), o diretor do Butantan, Dimas Covas, anunciou a chegada de 725 mil testes de coronavírus que foram importados da Coréia do Sul. "Esses testes chegam num momento importante do planejamento de combate a epidemia e serão distribuídos a partir do fim desta semana e início da semana que vem para abastacer os laboratórios que estão habilitados", afirmou Dimas.
Até ontem (13), o estado de São Paulo tinha uma fila de espera de 15,6 mil pessoas aguardando por um teste na fila de espera. "Já temos um caminho para fazer a fila de espera zerar até a próxima semana. A partir daí, vamos operar com a demanda do dia. O próximo passo é fazer a rede funcionar com velocidade. A demanda, hoje, é de 1,3 mil testes por dia. Então, o que chegar no dia, não terá motivo para ser acumulado", prometeu. Segundo ele, o estado deve receber até o final de abril 1,3 milhão de testes, o que deve garantir o pleno funcionamento da política de testagem até junho ou julho.
+ Como o teste para o coronavírus é realizado? Instituto Butantan explica em vídeo
Ainda de acordo com o diretor do Butantan, pacientes graves internados, óbitos e profissionais da saúde são prioridades de testagem. "Isso nos dará um cenário claro da epidemia em São Paulo", finalizou. O estado possui hoje mais de 8 mil casos de coronavírus e 600 óbitos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/estado-de-sp-promete-zerar-fila-de-testes-partir-da-proxima-semana.html