Assim como o pavor de monstros, esse tipo de medo está relacionado à confusão que a criança faz entre o real e o imaginário, que pode durar até os 7 anos. Vale explicar que existe uma pessoa por baixo daquela fantasia, para começar. Você também pode se aproximar deles, em uma festa ou no shopping center, gradualmente, para ela perceber que eles são “amigos”.
No último Natal, a bancária Érika Azumi, 37, fez três tentativas, todas frustradas, de tirar uma foto da filha Ana Clara, de 2 anos e 7 meses, com o Papai Noel. Apesar de adorar fantasias, em si e nos outros, a menina sente medo desse e de outros personagens.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
“Ele se manifesta quando os rostos estão cobertos. No caso do Papai Noel, acredito que seja por causa da barba. Diante de princesas, como a Elsa, de Frozen, ela não se intimida, por exemplo”, afirma a mãe. Preocupada, Érika já conversou com o pediatra, com a professora e com outros pais. Mas se acalmou ao entender que é natural da idade e vai passar com o tempo. Caso o seu filho sofra com isso também, não adianta forçar o encontro, sob o risco de traumatizá-lo e o problema se transformar em fobia, ok?
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/04/por-que-crianca-tem-medo-de-papai-noel-palhaco-e-outros-personagens.html