No último domingo (7), um menino de 4 anos morreu após se afogar na piscina de um parque aquático localizado na praia do Cumbuco, na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Perícia Forense compareceram ao local. Uma ambulância do Samu atendeu a ocorrência, mas a vítima não resistiu.
Ainda de acordo com a nota, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Metropolitana de Caucaia. O caso, agora, deve ser apurado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).
Não foram divulgados detalhes do afogamento. A CRESCER entrou em contato com o estabelecimento onde ocorreu o acidente, mas até o momento não houve resposta.
Todo cuidado é pouco quando o assunto é afogamento: acidentes podem acontecer em questão de segundos. Veja as orientações da Academia Americana de Pediatria (AAP) sobre o que fazer para evitar que a criança se afogue:
- As piscinas devem ser cercadas e acessadas apenas através de um portão que, preferencialmente, só deve ser aberto por adultos;
- Um adulto deve sempre supervisionar as atividades das crianças na água. Se ele souber realizar massagem cardíaca, ainda melhor. Mesmo para quem não trabalha na área da saúde, vale a pena investir em um treinamento de primeiros socorros;
- O uso de assentos e redinhas em banheiras diminui o risco de afogamento de bebês;
- Crianças devem aprender a nadar a partir de 1 ano de idade;
- Ao utilizar qualquer tipo de embarcação, as crianças devem estar de colete salva-vidas.
Os afogamentos são muitas vezes silenciosos. Fique atento aos sinais de alerta como: não conseguir manter a cabeça inteiramente fora da água, expressão de pânico ou medo e corpo na vertical com cabeça inclinada para trás e boca aberta, uma tentativa instintiva de continuar respirando.
Se uma criança estiver se afogando, a AAP recomenda:
- Grite por ajuda e resgate sem se colocar em perigo. Use qualquer objeto que boie para ajudar no processo;
- Chame uma ambulância e, se a criança não estiver respirando, realize os primeiros socorros, como massagem cardíaca.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/menino-de-4-anos-morre-afogado-em-parque-aquatico-de-praia-no-ceara.html