A mãe e digital influencer Abbie Herbert, 25, compartilhou um vídeo no TikTok contando que sua filha Poppy, que nasceu em março deste ano, sempre mama no seio direito e, por isso, o esquerdo está consideravelmente maior. “Isso é normal? Meu peito vai voltar ao tamanho habitual um dia? Alguém me ajude!”, apelou a mãe.
No vídeo, a mãe contou que Poppy adora mamar no peito, mas costuma preferir o lado direito. “'Ela gosta do direito, então eu disse: ‘garota, o lado direito é seu. Você o ama, é seu’. Bem, mas alguém se esqueceu de me lembrar o que poderia acontecer se você deixar seu bebê se alimentar apenas em um seio”, disse Abbie, enquanto afastava o cabelo para o lado, revelando que o peito esquerdo está muito maior do que o direito. Ela contou, ainda, que o seio esquerdo está “duro como pedra”, enquanto o outro aparenta estar “faltando alguma coisa”.
A postagem, que já tem mais de 13 milhões de visualizações, reuniu centenas de conselhos de mães que passaram pela mesma situação. “Aconteceu comigo, mas agora estou há 16 meses usando o seio direito para o ‘prato principal’ e o esquerdo para ‘lanches’. Eu pareço louca, mas está dando certo! Bem-vinda ao clube”, escreveu uma pessoa. Assista ao vídeo ao final da reportagem
“Certifique-se de bombear o lado em que o bebê não está mamando com regularidade”, aconselhou outra. “Fácil! É só colocar silicone do outro lado”, brincou uma num dos comentários. “Você precisa colocá-la do lado esquerdo primeiro quando ela estiver com fome, mas precisa insistir. Se ela não pegar mesmo, bombeie a cada 2 ou 3 horas. Banhos quentes também ajudam muito”, aconselhou outra mãe.
Em entrevista ao Buzzfeed, Abbie disse que Poppy se sente mais segura e relaxada quando é amamentada pelo lado direito. “É uma sensação tão estranha e desconfortável. Como Poppy favoreceu o lado direito e eu não bombeei o esquerdo, o lado direito está produzindo muito mais leite”, contou.
A mãe revelou que, desde que seu vídeo se tornou viral, ela tem bombeado o lado esquerdo. “Sempre tive peito pequeno e me disseram que assim que começasse a amamentar meus seios ficariam maiores, mas nunca pensei que apenas um ficaria!”, brincou ela. 'Mas não importa o tamanho dos meus seios, estou feliz por ter tido uma experiência fácil com a amamentação. Meu bebê estar bem alimentado é tudo o que importa”, concluiu.
Normalmente, isso acontece devido a uma dificuldade da pega em determinada posição. Pode ser também pelo fato de a mãe oferecer apenas uma das mamas, seja pela facilidade que encontrou ao amamentar, seja porque naquele seio ela não sente dor. Em qualquer situação, é sempre bom conversar com o pediatra ou com um consultor de aleitamento materno.
Estudos comprovam que o correto é oferecer um seio em cada mamada, para que o bebê aproveite todas as fases do leite. O ideal é intercalar durante o dia. Assim, o seio a ser oferecido na próxima vez que amamentar será sempre o mais cheio. Se o bebê tiver sugado os dois na mesma mamada, inicie a seguinte pelo que foi oferecido por último. Mas, mesmo que a criança mame apenas em um, não há com que se preocupar caso ela esteja ganhando peso adequadamente.
Para o pediatra Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a criança “capta” a posição em que a mãe se sente mais segura – por exemplo, com a cabeça dele apoiada no braço esquerdo. Já a consultora Patrícia Scalon, especialista em amamentação e criadora do @cuidardobebe, no Instagram, acredita que o bebê, “espertinho”, opta pela mama com maior fluxo de leite. Ambos recomendam estimular os dois seios, alternando entre as mamadas.
A diferença de tamanho entre os seios pode se acentuar com o crescimento das glândulas mamárias na gestação e com o estímulo de amamentação desigual, até pela tal preferência do bebê. Após o desmame, os seios tendem a ficar mais harmônicos.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
@abbieherbert_ Is this normal? Mom friends help me out #mom #momlife #relatable #momsoftiktok #momtok #help #baby #babiesoftiktok #surprise #OneSliceChallenge #comedy #parents #fyp #4u #viral #thisisnotajoke
♬ Monkeys Spinning Monkeys - Kevin MacLeod
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2021/11/mae-fica-com-um-peito-maior-que-o-outro-apos-bebe-mamar-em-apenas-um-lado-isso-e-normal.html