O Instituto Butantan - responsável, em parceira com o laboratório chinês Sinovac, pela fabricação da vacina Coronavac - entrará na próxima segunda-feira (8) com um novo pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a autorização do uso do imunizante para crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos.
O primeiro pedido do laboratório para a Anvisa de aprovação da Coronavac contra covid-19 para crianças foi negado no dia 30 de julho, pois o órgão entendeu que, na época, o fabricante não havia reunido dados suficientes comprovando a segurança e a eficácia do imunizante para essa faixa etária. O novo pedido contará com estudos mais completos e extensos.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas disse que a Coronavac é segura para aplicação em crianças. “A Coronavac é a vacina mais segura para o uso em crianças e adolescentes. É a vacina que foi mais aplicada nessa população no mundo. Hoje, próximo de 70 milhões de crianças e adolescentes foram vacinadas”, afirmou. De acordo com Covas, a CoronaVac tem sido usada em crianças desde setembro no Chile.
Atualmente, no Brasil, apenas a vacina contra covid-19 da Pfizer pode ser utilizada em adolescentes de 12 a 18 anos. Para os mais novos, nenhum imunizante contra o vírus foi aprovado. A Pfizer, porém, já tem um pedido na Anvisa para a liberação do imunizante para crianças de 5 a 11 anos, que aguarda avaliação do órgão.
Nos Estados Unidos, crianças a partir de 5 anos podem receber a vacina da Pfizer contra a covid-19 desde a última quarta-feira (3).
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/11/butantan-fara-novo-pedido-na-anvisa-para-autorizacao-de-uso-da-coronavac-em-criancas.html