Cenas de bebês sendo entregues a soldados no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, viralizaram no mundo e impactaram muitas pessoas. Algumas crianças conseguiram retornar para o convívio com os pais, porém, essa não foi realidade para todas as famílias. Um bebê, que foi entregue a soldados americanos no aeroporto afegão, ainda está desaparecido. De acordo com informações divulgadas pela Reuters, os pais de Sohail estão morando em Fort Bliss, Texas (EUA), porém, não tem ideia de onde a criança está.
Mirza Ali Ahmadi e sua esposa Suraya estavam com seus cinco filhos em 19 de agosto do lado de fora dos portões do aeroporto de Cabul quando um soldado americano, de cima da cerca alta, perguntou se eles precisavam de ajuda. Eles, então, entregaram Sohail, de dois meses, para o soldado, pensando que logo chegariam à entrada, que ficava a apenas a cinco metros de distância. Mas, naquele momento, o Taleban - que rapidamente assumiu o controle do país com a retirada das tropas americanas - começou a afastar centenas de refugiados. Dessa forma, o resto da família levou mais de meia hora para chegar ao outro lado da cerca do aeroporto. Porém, os pais não conseguiram encontrar seu bebê.
Mirza Ali, que disse ter trabalhado como segurança na embaixada dos EUA por 10 anos, conta que começou a perguntar desesperadamente a todos os oficiais que encontrou sobre o paradeiro de seu bebê. A única informação que conseguiu era que seu filho poderia estar em uma área especial para crianças.
"Ele caminhou comigo por todo o aeroporto para pesquisar em todos os lugares", disse Mirza Ali em uma entrevista por meio de um tradutor à Reuters. Ele disse que nunca soube o nome do comandante, pois não falava inglês e contava com colegas afegãos da embaixada para ajudar na comunicação, porém, três dias se passaram sem notícias.
Mirza Ali, 35, Suraya, 32, e seus outros filhos, 17, 9, 6 e 3 anos, foram colocados em um voo de evacuação para o Catar e depois para a Alemanha e finalmente pousaram nos Estados Unidos. A família está agora em Fort Bliss, no Texas (EUA), com outros refugiados afegãos esperando para serem alocados em alguma cidade dos Estados Unidos.
Mirza Ali relata que também viu outras famílias entregando seus bebês por cima da cerca do aeroporto de Cabul aos soldados. Uma gravação de uma pequena bebê em uma fralda sendo jogada pelos braços sobre um arame farpado se tornou viral nas redes sociais. Mais tarde, ela se reencontrou com seus pais.
Um porta-voz do Departamento de Defesa e um porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, que supervisiona os esforços de reassentamento, encaminhou as dúvidas sobre o assunto ao Departamento de Estado, uma vez que a separação ocorreu no exterior. Logo depois,o Departamento de Estado disse que o governo está trabalhando com parceiros internacionais e a comunidade internacional "para explorar todas as vias para localizar a criança, o que inclui um alerta internacional emitido pelo Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas".
Suraya, que também falou por meio de um tradutor, disse que chora a maior parte do tempo e que seus outros filhos estão muito assustados. "Tudo o que estou fazendo é pensar no meu filho", disse a mãe. "Todo mundo que está comigo, minha mãe, meu pai, minha irmã, todos me confortam e dizem 'não se preocupe, Deus é bom, seu filho vai ser encontrado".
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/11/bebe-afegao-entregue-tropas-dos-eua-no-aeroporto-de-cabul-esta-desaparecido.html